Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 15

Nova direção
Após meses de afirmações e especulações, ontem o Diário Oficial da União veiculou o decreto do presidente Michel Temer (PMDB) nomeando os novos membros da diretoria executiva da Itaipu Binacional. Todos terão mandato de apenas dois meses, até 16 de maio de 2017. Foram nomeados Luiz Fernando Leone Vianna, diretor-geral brasileiro, Marcos Vitório Stamm, como diretor financeiro executivo; Rubens de Camargo Penteado, diretor-técnico executivo; Marcos Antonio Baumgärtner, diretor administrativo; e Ramiro Wahrhaftig, diretor de Coordenação.

Troca-troca
Os novos executivos vão substituir Margaret Mussoi Luchetta Groff, na Diretoria Financeira Executiva; Airton Langaro Dipp, que era diretor-técnico executivo; Jorge Miguel Samek, que era o diretor-geral brasileiro; e Nelton Miguel Friedrich, que estava à frente da Diretoria de Coordenação. Todos eles foram exonerados nesta terça.

Piolla agradece
Em uma rede social, o superintendente de Comunicação da Itaipu, Gilmar Piolla, disse que foi uma honra trabalhar ao lado de Samek e dos demais diretores nos últimos 14 anos. “Foi mais do que uma experiência profissional marcante e produtiva. Foi uma missão, que abraçamos com entusiasmo e paixão. Agradeço a oportunidade e a confiança”.

Agradece II
“Desejo ao novo diretor-geral da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, e aos demais nomeados, uma gestão exitosa no comando da Itaipu. E como funcionário da empresa, estaremos sempre a postos pra colaborar no que for preciso, na função que nos for designada”, concluiu Piolla.

Barragens
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou ontem (14) da audiência pública que debateu questões relacionadas ao atingidos pela construção de barragens hidrelétricas. A intenção foi discutir os direitos dos desapropriados, a realocação das famílias atingidas e portaria do IAP com novas regras para licenciamento ambiental para esse tipo de empreendimento.

Eu topo
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), não descarta a candidatura à Presidência em 2018. Afirmou, segundo a Gazeta do Povo, que a determinação de não se candidatar em 2018 não é “irreversível”.

Obras em escola
A deputada Claudia Pereira anunciou ontem a liberação de recursos da Secretaria Estadual da Educação para obras de reparos e melhorias em mais uma escola de Foz do Iguaçu – o Colégio Estadual Ipê Roxo. A licitação, no modelo pregão eletrônico, será no dia 27 de março. Os recursos são do Programa Renova Escola.

Escolas
No início do ano passado, Claudia encaminhou à SEED uma lista com escolas prioritárias para reformas em suas estruturas físicas, com base em levantamento técnico realizado pelo Núcleo Regional de Educação. “Não é possível falar em educação de qualidade sem oferecer uma estrutura adequada para as nossas escolas”, afirma.

Lula lá
O ex-presidente Lula depois ontem à Justiça Federal de Brasília, sob a acusação de tentar impedir o acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na Lava Jato. Esta foi a primeira vez em que um juiz ouviu Lula como réu desde o início da Operação, em março de 2014. Além desse caso, ele é réu em mais duas ações penais na 10ª Vara de Brasília, onde é ouvido nesta terça, e em outras duas em Curitiba (PR), na vara do juiz federal Sergio Moro.

Futebol
Começa domingo (19) o Paranaense da Segunda Divisão. 10 equipes brigam por duas vagas na elite do futebol estadual. Operário e Maringá, que foram rebaixados em 2016, buscam seu retorno à primeira divisão. Já União e Iraty conquistaram o acesso após a disputa da Terceirona e também querem seu espaço. O campeonato terá ainda Portuguesa Londrinense, Paranavaí, Andraus, Apucarana Sports, Cascavel e Grêmio Maringá.