Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 21

Governador Beto Richa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Foto: Divulgação

Em Brasília
O governador Beto Richa (PSDB) e o secretário Mauro Ricardo Costa (Fazenda) participam dia 25, em Brasília, do encontro nacional dos prefeitos eleitos pelo PSDB. Os tucanos vão comandar 807 prefeituras a partir de janeiro de 2017, em cidades que somam uma população de 49 milhões de pessoas – praticamente um em cada quatro brasileiros. Os governadores Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Simão Jatene (PA), também são esperados no encontro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é um dos incentivadores do evento. Segundo ele, a intenção é alinhar os discursos e ações dos futuros governos tucanos.

Nos trilhos
O ministro Ricardo Barros (Saúde) voltou a defender sexta (18), a PEC 55/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Para ele, a chamada PEC dos Gastos Públicos se adéqua ao contexto vivido pelo Brasil atualmente e tenta colocar o país “nos trilhos do equilíbrio fiscal e do crescimento econômico”. “A saúde se saiu bem – não há teto, há piso de recursos – e consegue, aqui no Congresso Nacional, recursos muito mais significativos do que aqueles que representam o piso da saúde”, disse.

Bingos
O ministro Marx Beltrão (Turismo) está realizando um estudo para saber qual será o impacto econômico da liberação de bingos para o setor. “Estamos analisando o que ocorreu em outros países para saber se será uma pauta defendida”, disse, em entrevista à imprensa nacional. Marx já anunciou que vai apoiar a liberação de cassinos integrados a resorts como forma de incrementar o turismo nacional.

Prefeitos da RMC
A Comec reúne amanhã (22), em Curitiba, os 25 prefeitos eleitos e reeleitos da região metropolitana da capital paranaense. Na pauta, a reintegração, projetos e outras ações relacionadas ao transporte público. O presidente da Comec, Omar Akel, e o secretário Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano) participam do encontro que será realizado a partir das 9h no auditório da PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Mantido
Com a notícia do corte do contaturno das escolas, acendeu a luz vermelha de alerta máximo no governo. O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni comunicou ao governador Beto Richa que, de pronto, determinanou o retorno imediato das atividades complementares em todos os Colégios do Estado. “Estamos finalizando o ano letivo e não é o momento de interferirmos no trabalho realizado até agora”, reforçou o governador.

Na Cultura
O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) foi anunciado na última sexta (18), pelo Palácio do Planalto, como o novo ministro da Cultura. Ele substitui o agora ex-ministro Marcelo Calero, que alegou divergências internas ao apresentar sua carta de demissão. A decisão de deixar o cargo foi tomada depois de desentendimentos com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, um dos principais assessores do presidente Michel Temer (PMDB).

Tiroteio
Na carta, Calero acusou Geddel de fazer pressão para ele liberar a construção de um condomínimo em Salvador (BA). A notícia gerou uma nova crise no Governo Temer. A oposição promete barulho neste início de semana no Congresso Nacional.

Em Madri
Autoridades policiais espanholas prenderam na sexta-feira, o advogado Rodrigo Tacla Duran. Alvo da Operação Lava Jato, ele era considerado foragido da Justiça brasileira e estava no rol dos procurados internacionais da Interpol. Duran é apontado pelos investigadores como um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina” da Odebrecht e teria atuado também em favor de outras empreiteiras investigadas na Lava Jato, como UTC, Mendes Júnior e EIT.