Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 09

Coluna Boca Maldita deste sábado, 09

Campanha 2016 começou
Em Curitiba começou, pelo menos na área jurídica. O PDT, do prefeito Gustavo Fruet, representou o ex-prefeito Rafael Greca (PMN), sob a alegação de campanha eleitoral antecipada. Em evento no bairro gastronômico de Santa Felicidade, Greca distribuiu jornal e adesivos contendo o número do partido na urna eleitoral. A pena estabelecida pelo TRE foi de R$ 10 mil. O juiz da 174ª Zona Eleitoral, Jederson Suzin, determinou ainda busca e apreensão do material.

Greca rebate
O advogado de Greca respondeu a representação junto ao TER, pedindo ao juiz eleitoral para liberar o material apreendido. No entendimento de Walber Agra, coordenador jurídico da pré campanha do ex-prefeito, a decisão está equivocada pois o material apreendido está de acordo com a legislação eleitoral vigente e não configura campanha antecipada.

Vice na vez
Em Curitiba, com a definição das principais candidaturas, começa agora a segunda etapa: a procura do vice ideal. O prefeito Gustavo Fruet (PDT), quem diria, tem enfrentado dificuldades para o aliado imediato. De certeza, até o momento, só o PTB está em seu projeto. O PV, que oferece o vice, também namora o PMDB. Os acenos ao PSDB, até agora não passaram de acenos.

Ficha limpa
O deputado Ney Leprevost, pré-candidato do PSD, conversa com partidos buscando alianças para outubro. Leprevost estabeleceu critérios para o vice, quer alguém ficha limpa e já avisou que não vai leiloar secretarias municipais em troca de apoio político. “Não quero construir um arco de alianças partidárias a qualquer preço”, diz.

Com o PSDB
A pré-candidata do PP, Maria Victoria, ofereceu a vice ao PSDB para disputar a eleição de outubro. Também não descarta fazer um chapão na proporcional.

Com vereadores
Greca anda ligando para os vereadores por acreditar que, a melhor maneira de conseguir apoios é conversando. Desta forma levou para o lançamento da pré-candidatura Chicarelli (PSDC) e Mauro Ignácio (PSB). De certeza mesmo é que, até o fim das convenções no início de agosto, muita conversa ainda vai rolar.

Processo eleitoral
As principais alterações na legislação eleitoral estiveram em discussão na Assembleia Legislativa ontem (08). Foi à última etapa do Projeto Eleições Limpas, idealizado pela Escola do Legislativo da Alep e a Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). O ciclo de palestras passou pelas cinco principais regiões do Estado esclarecendo pré-candidatos, assessores e operadores do Direito.

Consumidor
As empresas prestadoras de serviços de todo o Paraná, que ofereçam descontos ou vantagens temporárias ao consumidor, terão que informar a data de seu término nas faturas mensais. A normativa consta do projeto de lei 755/2015, apresentado pelo deputado Nereu Moura (PMDB) e aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A proposta será discutida em Plenário na próxima semana.