Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 14

Coluna Boca Maldita desta terça, 14

Pré-candidatos recebem
apoios de peso em Curitiba
Os bastidores da política em Curitiba foram movimentados. Pelo menos dois cabos eleitorais de peso decidiram declarar apoio a pré-candidatos. O primeiro beneficiado foi o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), que ganhou no último sábado (11) uma declaração entusiasmada do secretário estadual Ratinho Júnior (Desenvolvimento Urbano). Nesta segunda-feira (13) o deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) declarou apoio ao também ex-prefeito Rafael Greca.

Por Curitiba
“Articulei esta aliança, abrindo mão de ambições pessoais, para buscar o melhor para Curitiba. Acredito que o ex-prefeito Rafael Greca, tem as condições necessárias para resgatar a autoestima dos curitibanos, que foi atingida por três anos de ineficiência e má-administração”, disse Ducci. Com o apoio do PSB, a pré-candidatura de Greca ganha musculatura e tempo para TV e para participar dos debates eleitorais.

Mais prefeitos
Os comerciais do PSDB começaram a ser exibidos ontem (13) pela TV. Os pré-candidatos a prefeito vão apresentar propostas do partido para as eleições. O deputado Ademar Traiano, presidente estadual, lembrou que o partido “fez uma grande campanha de filiações e pretende aumentar sua bancada de prefeitos”.

Novas eleições
A coluna conversou com especialistas em legislação eleitoral e constitucional que afirma, não passa de “jogo de cena” a defesa da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) para a realização de um plebiscito com objetivo de antecipar as eleições presidenciais. Para isto, dizem, seria necessário que presidente e vice deixassem o cargo por impeachment, cassação pelo TSE, morte ou renúncia.

Eleições II
Até a renúncia de Dilma, eles acreditam na possibilidade, caso o Senado derrube o processo de impeachment e ela retorne a Presidência. Mas daí acreditar na renúncia do vice Michel Temer (PMDB), que assumiria como titular, é outra história. “Logo, esta conversa de aprovar emenda no Congresso, já nasce inconstitucional”, dizem.

De mal com o PT
Ao que tudo indica o PCdoB de Maringá não vai seguir a orientação da executiva estadual para evitar alianças com o PT. Além do partido da estrela vermelha, o partido da foice quer atrair para a aliança PSB, Pros, PSC, PTN, PSD e PV.

Alep em números
O jornalista Ivan Santos, do Bem Paraná, fez um levantamento e constatou que a Assembleia Legislativa aprovou, em 2015, 283 novas leis, o que daria três leis a cada quatro dias. Ou mais de uma lei por dia útil — descontando sábados, domingos e feriados, foram 250 dias em 2015.

Números II
Desde a Constituição de 1988, os deputados estaduais criaram cerca de onze mil leis no Estado, contra 4 mil do Congresso Nacional. O resultado dessa “superprodução legislativa” é que o Paraná tem hoje um total de mais de 19 mil leis em vigor oficialmente.

R$ 26 mil?
O governo Temer não autorizou pagamento da diária de Dilma no Renaissance, em São Paulo, onde ela dormiu sexta (10) após participar de evento montado pelo PT para denunciar o “golpe”. A diária no local custa a bagatela de R$ 26 mil, segundo o site do hotel.