Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 04

Coluna Boca Maldita desta quarta, 04

Serraglio presidente da CCJ
O deputado federal pelo PMDB do Paraná, Osmar Serraglio, foi eleito ontem presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara Federal. A escolha de Serraglio, segundo fontes da coluna, é uma homenagem ao vice-presidente Michel Temer (PMDB), de quem foi aluno do curso de mestrado da PUC-SP. O primeiro, segundo e terceiro vices dele na CCJ serão Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), Cristiane Brasil (PTB-RJ) e Covatti Filho (PP-RS), respectivamente.

Na Alep
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que militou muitos anos ao lado de Serraglio no PMDB, destacou a eleição do paranaense como presidente da CCJ da Câmara Federal. “É uma grande liderança e vai honrar muito o nosso estado no Congresso Nacional”, disse Romanelli.

Negociaram voto?
“O mesmo digo sobre à atuação de alguns senadores que mudam, sem dúvida, a opinião do conjunto, mas o voto não, porque o voto já foi negociado anteriormente”. Do senador Roberto Requião (PMDB-PR), colocando em dúvida a decisão dos demais colegas que irão votar, nos próximos dias, a admissibilidade de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma (PT).

Para inglês ver
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) anulou, na noite de segunda (02), a eleição do ex-deputado Fábio Camargo para conselheiro do Tribunal de Contas (TC), em 2013. A decisão, por 13 votos a oito, não muda nada no TC, segundo nota emitida ontem (03) pelo órgão. Portanto, Fábio continua exercendo suas atividades enquanto recorre da decisão.

Cunha lá
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é o novo presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Ele ficará no comando do órgão até 2018. O cargo era ocupado pelo presidente da Assembleia Nacional da Angola, Fernando Piedade Dias dos Santos. E La Nave Vá!

Nova casa
O juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato, transferiu o marqueteiro do PT, sua mulher, Mônica Moura, o ex-senador Gim Argello e o empresário Ronan Maria Pinto da carceragem da PF para o Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

PMDB lidera
O PMDB, com 2.394.852 filiados, continua sendo o partido com o maior número de militantes do Brasil. É o que indica relatório divulgado esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, mais de 16,4 milhões são filiados a partidos políticos. Em segundo lugar vem o PT, com 1.567.010, seguido pelo PSDB, com 1.443.859 filiados.

Entre amigos
No mês de maio, quem comemora o aniversário é o presidente Hélio Cândido do Carmo, mas quem ganha o presente é a Guarda Mirim de Foz do Iguaçu. Este é o mote da campanha para ajudar a instituição, que encaminha jovens em vulnerabilidade ao mercado de trabalho. As doações podem ser feitas na agência 0589 da Caixa Econômica, operação 003 e o número da conta 3895-2.