0 Shares 143 Views

Coluna Boca Maldita desta segunda, 11

11 de abril de 2016
143 Views

MORO (1)

Apoio a Moro
Pesquisa do Datafolha, divulgada neste fim de semana, mostra que o trabalho do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação da Lava Jato, é aprovado por 64% dos brasileiros. O instituto também testou um cenário de candidaturas para a presidência em 2018 com o juiz. Moro ficaria em 4º lugar com 8% das intenções de voto, atrás de Lula (21%), Marina Silva (16%) e Aécio Neves (12%).

Já nas redes…
Já um levantamento de uma empresa que monitora redes sociais, apresentada nesta semana à direção da poderosa Fiesp, mostra que após a condução coercitiva do ex-presidente Lula o apoio ao juiz federal Sérgio Moro e às suas ações despencou de 90% para menos de 60%. A Fiesp, aliás, está na linha de frente das manifestações pelo impeachment da presidente Dilma.

O que vem por aí?
Em discurso na sexta, a presidente Dilma Rousseff disse a semana que se inicia teria vazamentos “seletivos” que visariam desgastar o governo logo na crucial semana da votação do impeachment no Plenário da Câmara. É esperar para ver…

Placar
Segundo o placar do impeachment promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, nos últimos três dias o número de deputados que apoiam o impedimento de Dilma cresceu e o de contrários permaneceu estável. Dos 513 parlamentares, 288 deputados confirmaram que votarão a favor e 115 contra. Sobram 61 indecisos e 49 que não quiseram se manifestar. Para passar na Câmara, o processo precisa do voto de 342 votos.

Placar paranaense
Na bancada de 30 deputados federais do Paraná o apoio ao processo é majoritário: 20 parlamentares são a favor do impeachment e apenas 5 contra. Os indecisos seriam Hermes Frangão (PMDB), Assis do Couto (PDT) e Aliel Machado (Rede). João Arruda e Sérgio Souza, ambos do PMDB, não quiseram manifestar o voto até o momento.

Vingar
Após a morte de dois sem-terra em um confronto com policiais militares em Quedas do Iguaçu, o integrante do MST prometem “vingar” as mortes promovendo novas invasões em áreas da Araupel, empresa que atua com reflorestamento e exportação de madeiras. Além dos dois sem-terra mortos, o confronto ocorrido na quinta-feira (7) deixou feridos. “A vingança nossa é ocupando o latifúndio, destruindo essa empresa [Araupel] que causa tantos danos”, afirma Antonio de Miranda, porta-voz do movimento na região.

IPVA
Os recursos do IPVA começam a chegar aos municípios paranaenses e dão um alívio em tempos de queda nos repasses federais. Com a maioria dos boletos já pagos, muitas cidades já receberam em valores antecipados valores maiores do que o total do ano passado – resultado do aumento da alíquota de 2,5% para 3,5%. Do total arrecadado com o imposto são descontados 20% para o Fundeb. Depois, a receita líquida do IPVA é dividida entre o Estado (50%) e os municípios (50%).

Desemprego
Desde o início de 2016, a cada hora, 282 brasileiros são demitidos de seus empregos. O contigente de pessoas desempregas já passa dos 10 milhões – o que equivale à população de Portugal. E a estimativa não é nada animadora: até o fim do ano, serão 12 milhões de desempregados segundo o economista Alexandre Cabral.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.