0 Shares 221 Views

Coluna Boca Maldita de segunda, 04

4 de janeiro de 2016
221 Views

Paraná bem
Ranking elaborado pela revista Veja e pelas consultorias Centro de Liderança Pública, Tendências, brasileiras, e Economist Intelligence Unit, britânica, mostra o Paraná como o segundo estado mais competitivo do país, atrás apenas de São Paulo. O levantamento leva em conta indicadores como a solidez das finanças públicas, capacidade de investimento do governo estadual e desenvolvimento em áreas como educação, infraestrutura e segurança pública. Em todos, o Paraná aparece nas primeiras colocações.

Paraná bem 2
Quem comemorou os números foi o governador Beto Richa. Através de seu perfil no Facebook, o tucano comentou o ranking. “O ano começa e o Paraná se consolida entre os estados mais competitivos do Brasil. Nos preparamos para que 2016 seja melhor para nosso estado”, disse Richa, que lembrou ainda que no geral o Paraná superou economias maiores, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Faca no pescoço
“Foi um primeiro ano conturbado, mas não tinha outro caminho. Estávamos com a faca no pescoço. O governador teve a coragem de tomar as decisões que tomou, mesmo colocando a popularidade dele no pior nível de avaliação. E teremos tempo suficiente para recuperar isso. Inclusive essa recuperação já está aparecendo”. Do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), ao analisar o 2015 no Centro Cívico.

Sem mandrake
Começou a valer no dia 1º de janeiro a legislação eleitoral que determina o registro no TSE de qualquer pesquisa sobre as eleições municipais de 2016. Os registros tem de conter informações sobre o instituto, metodologia, contratante e custo financeiro, sendo que apenas com estas informações devidamente declaradas os levantamentos podem ser divulgados por meios de comunicação. Ou seja, a partir de agora, sem pesquisa mandrake.

Milhão contra a corrupção
O projeto de iniciativa popular com dez medidas contra a corrupção apresentado pelo Ministério Público Federal já recebeu 1,2 milhão de assinaturas. A meta é atingir os 1,5 milhão necessários até a metade do ano e então apresentar o projeto ao Congresso Nacional. Entre as 10 medidas está a criminalização do Caixa 2 e penas mais firmes contra os corruptos e corruptores. Alguns dos maiores garotos-propaganda da iniciativa são os procuradores responsáveis pela Operação Lava Jato.

Aumentos
Com o fim da isenção e aumento do IPI para eletrônicos, celulares e bebidas alcoólicas, os comerciantes da fronteira talvez possam comemorar nos próximos meses algum aumento nas vendas, após um período difícil com a alta do dólar. Pela medida provisória, assinada nesta semana pela presidente Dilma, a cobrança do PIS/Cofins para eletrônicos e celulares passa de 0% para até 9,65%. Já bebidas alcoólicas, cujo imposto que antes era por litro, agora poderá chegar até 30% do valor do produto final.

Mandioca
A paródia feita pelo canal Timbu Fun em cima de um discurso de Dilma Rousseff foi o vídeo sobre a presidente com o maior número de visualizações no YouTube em 2015. O remix com a presidente “saudando a mandioca” em um evento no Tocantis obteve a marca de 4,4 milhões de visualizações. É, porém, apenas uma das paródias disponíveis no site. Há também versões de funk, heavy metal e música eletrônica.

Férias
A Coluna Boca Maldita vai tirar uns dias para descanso. Voltamos no dia 20 de janeiro com mais informações, em um 2016 que promete tantas emoções quanto 2015. Desejamos aos leitores(as) um excelente ano.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.