0 Shares 322 Views

Sinecofi lança campanha para recuperar as perdas do FGTS do Trabalhador

29 de outubro de 2013
322 Views

banner FGTS

O Sindicato dos Comerciários de Foz e Região (SINECOFI) lança uma campanha popular chamando atenção dos trabalhadores- de todas as categorias- para recuperas as perdas do dinheiro do FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) .

“Enquanto o Fundo vai bem, o trabalhador está mal, porque, ao não receber a atualização monetária, o dinheiro diminui. O governo está ganhando dinheiro com o Fundo, a Caixa ganha, com saldo menor os empresários pagam menos multa. Só o trabalhador perde”, alerta o presidente do Sinecofi, Zé Carlos Neves.

A causa do descompasso é a regra de correção das contas: Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano. O dinheiro do trabalhador está defasado. A partir de 1999, a TR começou a ser reduzida, gradativamente, até que, em setembro de 2012, chegou a zero. Ou seja, o dinheiro do trabalhador que está no FGTS passou a ficar sem correção.

No final, a diferença devida ao trabalhador pode chegar a 88,3%. A única saída para pedir a revisão do indexador é entrar na Justiça.

“Com a corrida ao judiciário, esperamos que o governo proponha um acordo. Segundo os advogados consultados todos os trabalhadores que tiveram a carteira assinada no período têm direito à correção” , destaca o sindicalista.

Para tanto, a fim de alertar e informar o trabalhador, a direção do SINECOFI mobilizou uma Campanha de esclarecimento. Assim, confeccionou um informativo sobre o tema ( veja em anexo), além de instalar uma barraca em praça pública- na Av. Brasil- próximo a loja Pernambucana, das 8h30min às 12 h, durante esta semana, onde explicarão o passo a passo ao trabalhador.

Contatos:
Presidente Sinecofi
ZÉ CARLOS NEVES
Vice-presidente
Edilson Vieira
Telefone (45) 3028 5382

Mais notícias para você: