Arquivos

Categorias

Reni anuncia aprimoramento do circuito de turismo rural em Foz do Iguaçu

reni na coletiva

O prefeito Reni Pereira visitou, nesta terça-feira (6), os moradores da região do Alto da Boa Vista, na área rural de Foz do Iguaçu. Em conversa com a comunidade, o prefeito ouviu reivindicações e destacou que uma delas, o aprimoramento do circuito de turismo rural, já está em andamento.

“Entre os pedidos, alguns já estão sendo encaminhados, entre eles, a implantação de vias para um circuito turístico rural, para a utilização primordial de bicicletas, como meio de transporte e lazer. Conversamos com os moradores e buscamos atender as prioridades para o desenvolvimento do bairro”, destacou Reni.

Sobre esses pedidos dos moradores, o Assessor de Comunicação Social e vereador licenciado, Luiz Queiroga, recebeu na manhã desta terça-feira (06) na prefeitura, uma série de lideranças da região, como moradores mais antigos, catequistas e representantes da Associação, além de outras pessoas com representatividade na região.

“Para eles foi apresentado um plano de aplicação detalhado e foi enviada a proposta de construção dessas vias ao Ministério do Turismo. O projeto, enviado a Brasília, prevê uma verba de R$ 15 milhões, R$ 3 milhões de contrapartida do município e o restante pelo governo federal”, destacou Queiroga.

A busca pelas belezas naturais, o contato do homem com a natureza e a tranquilidade no campo são bons argumentos para novos adeptos do cicloturismo. “Seria mais um atrativo para moradores e turistas que chegam na Terra das Cataratas para visitar uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, mas que também, podem apreciar o meio ambiente, atraídos para um contato direto com a natureza, ao mesmo tempo alguns de nossos pedidos seriam atendidos, para que a nossa região tivesse uma reestruturação, um desenvolvimento maior”, disse um dos pioneiros da região, Zaqueu dos Santos Oliveira.

O Projeto
Pela proposta o projeto contempla a implantação de vias para a formação de um circuito de turismo rural, com ênfase na utilização da bicicleta.

O circuito iniciaria no Alto da Boa Vista, próximo ao Lago de Itaipu, seguindo pela direção sul, na rua São Borja, pela Avenida Paulo Montanari e Cezar Garcia da Rocha, na região de Três Lagoas, chegando à BR 277. A travessia da rodovia será feita através da trincheira existente. Após isso o caminho segue pela rua Maria Ignez Maran, no Jardim Alvorada, seguindo pela rua Vacaria, cruzando com as avenidas República Argentina e Felipe Wandscheer; passando pela rua Itaboraí no Remanso Grande e terminando na Avenida das Cataratas (BR-469).

Ao longo do circuito serão instalados portais identificando os principais pontos de acesso ao circuito. Nos principais portais, próximos à avenida das Cataratas e à BR 277, serão também implantados estacionamentos, pergolados, bancos, painel com mapas e informações turísticas.