Arquivos

Categorias

Relatório parcial é rejeitado pela CPI dos transportes

Relatório parcial é rejeitado pela CPI dos transportes

Os integrantes da CPI da Urbs não admitiram o requerimento do vice relator Valdemir Soares (PRB) que propunha a formulação de um relatório parcial com todas as informações recebidas desde o início de sua instalação, há mais de dois meses. O vereador defendeu, durante encontro administrativo nesta terça-feira (10), a aprovação da sugestão pois para ele já há informações fundamentadas para serem encaminhadas. “Vimos claramente lucros e a confissão de que existe prejuízo, a sociedade merece uma satisfação”, argumentou.

Segundo justificativa do parlamentar o pedido estava condicionado à prorrogação dos trabalhos da CPI por mais 60 dias, entretanto o colegiado acordou pela formulação de um relatório final e a continuidade por 30 dias das investigações, deliberação que deve ir a plenário. Durante reunião foi ressaltado também que faltam 17 pessoas para serem convocadas e que assuntos como licitação ainda não foi aprofundado pelo colegiado.

O vice relator defendeu ainda na sua sugestão, que foi recusada, que o relatório parcial seria encaminhado antecipadamente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), à Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Paraná (OAB-PR) e Ministério Público Estadual (MP-PR). Além do envio para mais agilidade nas conclusões, a ideia seria a publicação do documento no site da Câmara Municipal, que reserva espaço exclusivamente para informações da CPI, que também oportunizaria a população de conhecer em detalhes os apontamentos do colegiado e os direcionamentos das investigações.

Para Valdemir Soares, o grande o volume de informações relevantes recebidos através de depoimentos e documentos solicitados à empresas concessionárias do transporte coletivo, pela Urbanização S/A e pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), além de diligências realizadas já encorpam as linhas de investigação podem compor um relatório.