Arquivos

Categorias

Presidente da Ecocataratas reconhece tratativas para a redução das tarifas de pedágio

Presidente da Ecocataratas reconhece tratativas para a redução das tarifas de pedágio

O presidente da Ecocataratas, Evandro Couto Viana, prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios na manhã desta terça-feira (5), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Por mais de três horas ele apresentou dados relativos à concessionária, que opera nas rodovias da região Oeste do Paraná. Segundo ele, a empresa está em tratativas com o Governo do Estado, por meio do corpo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para um estudo de viabilidade de redução no valor das tarifas e também para a realização de novas obras.

Ele adiantou, entretanto, que segundo o contrato vigente, inclusive com os posteriores aditivos, a concessionária está desobrigada de fazer obras de duplicação. “Estamos negociando com o Estado. Colocando todos os pontos de desequilíbrio, tanto a favor das concessionárias quanto dos usuários. Passamos oitos anos numa guerra jurídica. Mas estamos negociando. A conta é longa. Estamos abertos, inclusive, para pensarmos em novas obras”, considerou Viana.

A informação prestada pelo representante da Ecocataratas aos parlamentares é de que o contrato original previa a duplicação de 158,9 quilômetros de rodovias, mas que com um aditivo, negociado com o governo passado, garantiu-se a redução da tarifa em 30%, porém com a retirada de algumas obras inicialmente previstas. “Os termos aditivos hoje são legais. Até que se diga o contrário, eles são legais e temos que cumpri-los. E os 57 quilômetros de duplicação previstos já foram realizados”, garantiu Evandro Viana, para acrescentar que não haveria qualquer duplicação ainda pendente.

Na opinião do deputado Nereu Moura (PMDB), o principal objetivo da CPI é buscar alternativas que melhorem as condições das estradas e que isso não onere ainda mais os usuários. “Nossa meta, ou seja, desta CPI e dos parlamentares, é que a gente chegue a um denominador comum, reduzindo tarifas e fazendo obras. Tenho certeza que se conseguirmos isso vamos atender os interesses da nossa população. Esta CPI está buscando resolver os problemas. E esta é a oportunidade de indagarmos as empresas sobre a situação”, disse Moura.

Os membros da CPI promovem nesta quarta-feira (6), às 19 horas, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, e na quinta-feira (7), às 9 horas, em Guarapuava, também no Legislativo Municipal, reuniões extraordinárias com membros do poder público, entidades de classe, e a população em geral.