0 Shares 169 Views

Paraná é o melhor estado para pequena empresa, diz estudo

19 de setembro de 2013
169 Views

Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, mostra que o Paraná é o melhor estado para as micro e pequenas empresas desenvolverem um negócio. Os pesquisadores analisaram a alíquota média de impostos, além do impacto e a cobrança do Simples Nacional.

O destaque do Paraná se deve aos incentivos estaduais para as pequenas empresas que contam com programas como o Bom Negócio Paraná. O estudo revela que uma pequena ou média empresa paranaense recolhe 4,66% de seu faturamento em tributos. Em todo o país é a única alíquota abaixo da efetiva média determinada pelo Simples Nacional, que é de 5,1%.

“Esse é o reconhecimento nacional do trabalho que a nossa gestão tem feito com as pequenas empresas, que tanto geram riquezas e empregos para o Paraná”, disse o governador Beto Richa. “Criamos programas de capacitação, consultoria e acompanhamento dos micro empresários, melhorando a gestão dos negócios, com respeito ao perfil dos empreendimentos de cada região”, completou.

Outro benefício concedido pelo Paraná é a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para companhias que faturam até 540 mil reais ao ano.

Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, segundo e terceiro colocados no ranking, tem alíquota média de 5,2% e 5,4% respectivamente. Os estados onde as empresas mais pagam impostos são a Bahia (8,2%), Amazonas (7,9%) e Mato Grosso (7,7%).  A carga tributária e o sistema complexo são um dos maiores empecilhos para investimento das empresas. Muitas não sobrevivem nem ao primeiro ano devido aos altos impostos.

Mais notícias para você: