0 Shares 257 Views

Estudantes do Pronatec recebem certificados em Colombo

27 de dezembro de 2013
257 Views

DSC_0317

Uma parceria que começou há pouco e já rende bons resultados envolve a Prefeitura de Colombo, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A iniciativa garantiu,no último dia 20, a formação de 103 estudantes em cinco cursos profissionalizantes de 160 horas. A entrega de certificados aconteceu no auditório da Regional Maracanã.

Iniciado em agosto de 2013 com previsão de ampliar em 2014, os cursos ministrados na escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no Maracanã, foram os seguintes: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Recepcionista, Inglês Básico e Cuidador de Idoso.

Segundo a prefeita Beti Pavin, a educação é prioridade na sua gestão e estes cursos profissionalizantes são, além da formação profissional e o incremento no currículo, uma formação para a vida. “Reunimos esforços para oferecer oportunidade de qualificação que estão entre as nossas metas, mas o mais importante de tudo isso, são as amizades, os contatos e a vontade de saber sempre mais, destacou.

Para o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, que coordenou junto ao Instituto Federal do Paraná, IFPR, a implantação dos cursos, uma das finalidades desta iniciativa é oferecer mão de obra qualificada para as empresas que estão ou virão a se instalar no município.

Atendemos a um pblico muito variado, aquele que busca a primeira oportunidade, como aquele que quer se reposicionar no mercado ou ainda aquele que está trabalhando mas que quer se qualificar. E para continuar neste caminho estamos realizando uma pesquisa para saber o que este profissional quer fazer, para então ampliarmos a oferta de cursos de acordo com a demanda”, contou o secretário.

O formando do curso de Auxiliar Administrativo, David Dama Magalhães, 19 anos, morador da Vila Liberdade, estava desempregado e buscava uma qualificação para voltar ao mercado de trabalho. “Vi nos cursos do Pronatec uma porta para o meu currículo e antes mesmo de terminar, consegui um emprego, contou o jovem que pretende fazer no ano que vem outro curso, o de Auxiliar de Pessoal.

O diretor geral do Campus Colombo, Vicente Estevam Sandeski, destacou a satisfação de iniciar este trabalho na cidade, e informou que serão implantados outros cursos. “Vamos oferecer novos cursos e programas em diversos locais de Colombo e estaremos em definitivo no Roça Grande, na nossa sede própria, doada pela prefeitura, ainda no segundo semestre de 2014”, anunciou Sandeski.

O secretário Milgioransa destacou as parcerias entre as secretarias da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, da Educação e Esporte e Ação Social e Trabalho que não mediram esforços para fazer destes cursos, um sucesso. O Pronatec é uma iniciativa do governo federal com as prefeitura municipais.

Mais notícias para você: