Arquivos

Categorias

Em Foz do Iguaçu, crianças com idade pré-escolar serão atendidas pelos CMEIs

Além de permanecerem no mesmo ambiente da creche, elas contarão com estrutura física adequada e profissionais capacitados

cmeisfoz1

Em Foz do Iguaçu, os 32 CMEIs – Centro Municipal de Educação Infantil – atenderão crianças com idades de 4 e 5 anos, que deveriam ser matriculadas nas escolas municipais. A iniciativa cumpre a determinação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e irá oferecer mais conforto aos alunos que atingem a idade escolar, sem precisar abandonar o ambiente em que estavam acostumados, durante o maternal.

A medida não apresenta nenhuma novidade. A única mudança está relacionada com o tempo de permanência dos pequenos, que ficarão apenas meio período nos CMEIs. Se essas crianças fossem matriculadas nas escolas, devido à idade, elas cumpririam a mesma carga horária. Com a permanência nos CMEIs, além de continuarem no mesmo ambiente, elas contarão com estrutura física adequada e com profissionais capacitados.

A partir de 2014, a administração municipal passará a atender a Emenda Constitucional 59, que trata da Universalização da Educação Infantil. Os prefeitos que assumiram o cargo no início deste ano têm o desafio de universalizar a pré-escola, até o fim do mandato, em 2016. A matrícula de todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos tornou-se obrigatória em 2009.

De acordo com o MEC, a educação infantil é dividida em creches ou maternal (0 a 3 anos) e pré-escola ou com idade escolar (4 e 5 anos). A maioria das crianças em idade escolar frequenta escolas municipais, juntamente com alunos do 1º ao 5º ano. Em Foz do Iguaçu, alguns CMEIs já abrigavam parte desses alunos, desde o ano passado. As crianças da pré-escola, que frequentavam os Centros, ficavam apenas meio período.

O município atende 5,6 mil crianças de 0 a 5 anos de idade. Dessas, 2,8 mil estão na fase pré-escolar, que antes correspondia a alunos com 6 anos. Com a Universalização da Educação Infantil, a faixa etária caiu de 6 para 5 anos. Recentemente o Ministério Público determinou a criação de três mil vagas nos CMEIs de Foz do Iguaçu. O prefeito Reni Pereira contará com sete unidades para atender a demanda.