Arquivos

Categorias

Palestra na Assembléia destaca os 30 anos da morte de João Goulart

Palestra na Assembléia destaca os 30 anos da morte de João Goulart

Os 30 anos da morte do ex-presidente João Goulart, deposto com o golpe militar de 1964, será tema da palestra que o escritor Léo de Almeida Neves promove terça-feira (5) no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná. Léo Neves vai ocupar o Grande Expediente da sessão ordinária, a partir das 14h30, antes do início dos trabalhos legislativos. O ato atende convite do presidente Hermas Brandão.

O governo João Goulart (ou Jango, como ficou conhecido) é dividido pelos historiadores em duas fases. A primeira (de setembro de 1961 a janeiro de 1963) é classificada como Fase Parlamentarista, regime aprovado pelo Congresso por pressão dos militares e a Fase Presidencialista, de janeiro de 1963 até o golpe, em 1964. O ex-presidente faleceu no exílio em 1976.

Léo Neves foi amigo pessoal de João Goulart e ocupou o cargo de diretor do Banco do Brasil durante seu governo. Na política, o escritor e membro da Academia Paranaense de Letras, já ocupou cargos como deputado estadual e federal e militou como presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Curitiba e era um dos quatro vice-presidentes do partido em nível nacional nos anos de 1960. “Na época do PTB verdadeiro”, garante.

“O João Goulart tinha um governo nacionalista, com economia de regime popular voltada para o campo social”, lembra. Segundo o escritor, o ex-presidente se destacou por instituir o 13º salário aos trabalhadores. Outros fatos que demonstram a linha popular-social de João Goulart, de acordo com Léo Neves, foi ter evitado por duas vezes o confronto interno no país.

“O primeiro quando aceitou o parlamentarismo em sua posse, em 7 de setembro de 1961 (logo após a renúncia de Jânio Quadros). O segundo foi quando recusou a resistência armada ao golpe, uma vez que apoio para isso ele tinha, mas preferiu o exílio”, completou.

SERVIÇO:
Palestra: “30 anos da Morte de João Goulart” com o escritor Léo de Almeida Neves
Local: Plenário da Assembléia Legislativa
Dia e horário: 5 de dezembro (terça-feira) – 14h30
Entrevistas: (11) 2175-2707 com Cristina ou (41) 3262-6314, 9122-7012 e3262-2312