Arquivos

Categorias

Ciudad del Este estuda um corredor na fronteira para atrair mais turistas

A Câmara Municipal de Ciudad del Este estuda uma proposta para implantar um corredor turístico para descongestionar o ingresso de visitantes pela Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região de Foz do Iguaçu. A proposta, que aguarda um parecer rodoviário da Prefeitura, prevê a criação de uma pista especial parecida com a de Puerto Iguazú, na Argentina.

Em entrevista ao jornal Última Hora, o economista e vereador Sebastián Martínez explicou que Puerto Iguazú criou uma pista especial para turistas que é um sucesso para a atividade econômica do duty free (loja franca terrestre). “Temos o corredor turístico de Puerto Iguazú, onde ônibus, táxis e veículos particulares com turistas têm passagem preferencial, o resto deve seguir na fila”.

“Nossa proposta visa garantir que o trânsito não seja um obstáculo para os turistas que querem vir visitar Ciudad del Este e fazer suas compras”, ressaltou Martínez. O vereador garante que esperar várias horas no trânsito para atravessar e sair do centro da cidade é um fator que assusta os turistas que chegam à região das três fronteiras para aproveitar suas atrações como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu e comércio.

Na avaliação dele, os visitantes procuram alternativas. A intenção é atrair este tipo de turista. Para isto apresentou o projeto que prevê a criação de um corredor rápido. “Não se trata do ‘laranja’ brasileiro, que tem como projeto apoiar o trânsito lento, pois seu objetivo é comprar mercadoria barata e revender no Brasil”, disse.

Para Martínez, enquanto o turista brasileiro, que vem à região para curtir e se distrair, não tem como meta esperar longos períodos para atravessar ao Paraguai e retornar ao seu país. Essas pessoas vêm para a região para fins de lazer.

“Você vem para as Cataratas para ver o espetáculo natural, você vem para Itaipu para ver a mão engenhosa do homem que possibilita a geração de energia. Estamos colocando o foco nesse tipo de turista, que vem com o tempo limitado. Imagina aquele turista, que passa um dia em Ciudad del Este e vai perder quatro horas no trânsito sem fazer nada a milhares de quilômetros de casa, vai dizer que é melhor fazer outra coisa”.

 

Sem barreiras

O vereador insiste que os turistas brasileiros, aqueles que vêm a lazer, poderiam ir à Ciudad del Este, capital do departamento de Alto Paraná, para deixar seus recursos, mas o trânsito lento literalmente os afugenta. A espera na ponte é um fator negativo, afirma.

Martínez sustenta que é possível criar uma passagem, onde o turista pode entrar e sair da cidade estando no máximo 30 minutos na fila. “Estamos aguardando uma opinião para ver o que eles (Prefeitura) propõem. Existem algumas alternativas, uma delas é atravessar o Estacionamento del Este e sair para um dos dois lados do Shopping del Este e de lá acessar diretamente a cabeceira da Ponte da Amizade”.

O parlamentar espera uma decisão rodoviária em menos de 15 dias, para ter uma proposta clara pronta para ser aplicada antes do final do ano. “Poderíamos encerrar este final de ano com uma definição sobre esse assunto de qual poderia ser o passo”, completou Martínez.

 

Fonte:Gdia / Foto: arquivo Gdia