Arquivos

Categorias

Romanelli e Neto Haggi entregam super creche em Cambará

O deputado Romanelli (PSB) e o prefeito Neto Haggi (MDB) inauguraram no sábado, 15, o Centro Municipal de Educação Infantil Claudia Helena Negrão Batista em Cambará. A creche atende 120 crianças em período integral e seu nome é uma homenagem à saudosa vice-prefeita e secretária de Educação e Cultura. “O ensino infantil se tornou essencial na formação de uma criança, vai além da socialização que comumente já sabemos. A primeira infância é de extrema importância no desenvolvimento cognitivo e na formação cidadã de uma pessoa e por isso temos que ter investimentos públicos nesta área”, disse Romanelli.
O centro de educação infantil construído em Cambará tem capacidade para atender 240 crianças em dois turnos. É do tipo B – creche padrão – tem área construída de 1.211,92 metros quadrados custou R$ 1.788.608,20. Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação) e com a contrapartida da prefeitura. “Uma obra e um equipamento que mostram todo esforço do prefeito Neto e sua equipe em oferecer um ensino de qualidade na educação infantil”.
Romanelli lembrou os dados do Inep que apontam o aumento das matrículas na educação infantil em 12,6% nos últimos cinco anos. Em 2019, foram mais de 8,9 milhões de  alunos enquanto que em 2015, eram 7.9 milhões. O crescimento foi impulsionado pelas matrículas em creches, com 167,8 mil registros a mais em 2019 do que em 2018. A rede municipal de ensino concentra a maior parte das matrículas da educação infantil: 71,4%. Em seguida, vem a rede privada com 27,9% do total.

Educação e Cultura – A homenagem a Claudia Bastista, segundo Romanelli, destaca a participação da mulher na política e na gestão pública, “Claudia Batista é exemplo de vida e de luta, uma mulher determinada e sempre em ação, uma gestora brilhante que inspira outras mulheres, incluindo as filhas Julia e Heloisa que estão conosco neste momento. É mais de uma justa homenagem”, disse.
O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) elogiou a prefeitura e a Câmara de Vereadores por darem ao Cmei o nome de Claudia Batista, que muito lutou pela educação e a cultura. 
O prefeito Neto Haggi reafirmou vem dizendo junto com as filhas desde a fatalidade que vitimou a vice-prefeita: “Gratidão. Esta é a palavra que continuamos falando para toda população cambaraense, familiares e amigos. Graças a vocês todos estamos dando continuidade às nossas vidas”, afirmou. 

Neto Haggi relembrou ainda, as obras na área da educação que como gestor público realizou em Cambará. Entre elas, o Centro Municipal de Educação Infantil Mundo Feliz, a Escola Municipal Ignez Panichi Hamzé, o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Mohamad Ali Hamzé, o término do Colégio Estadual Luci Requião de Mello e Silva, a municipalização do ensino fundamental de 1º ao 5º ano, e a criação do Centro Municipal de Educação Infantil Caminho do Saber. 
Neto Haggi agradeceu ainda o trabalho de toda a equipe da Prefeitura, pela recuperação do Projeto da Super Creche, que em 2017 estava praticamente paralisado. Agradeceu também, ao ex-deputado João Arruda (MDB) e ao deputado Pedro Lupion pelos recursos federais obtidos junto ao FNDE.