Arquivos

Categorias

Sesc de Foz do Iguaçu exibirá animação indicada ao Oscar

Sesc de Foz do Iguaçu exibirá animação indicada ao Oscar

O Sesc Foz do Iguaçu exibirá o filme O MENINO E O MUNDO do diretor Alê Abreu em sessão especial nesta quarta-feira, 24. O filme foi recentemente indicado ao Oscar de melhor animação do ano. Essa é a primeira vez que o país disputa nesta categoria.

“Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema”, declarou Alê, em sua rede social.

Sobre o filme – Com técnica que mistura giz de cera e caneta Bic, a animação brasileira narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores.

O filme é dirigido pelo cineasta paulista Alê Abreu, de 44 anos, que em 2007 estreou a animação “Garoto Cósmico”. Ele também dirigiu os curtas “Espantalho” (1998) e “Passo” (2007). Além de estar entre os cinco finalistas do Oscar, a animação já tem 44 prêmios internacionais na bagagem, incluindo troféus de júri e público no Festival de Annecy, o mais importante da animação, e acaba de conquistar o prêmio Annie Awards na categoria de melhor longa produzido de forma independente – premiação considerada o Oscar da animação.

Serviço

O que: Filme – O Menino e o Mundo
Dir. Alê Abreu | Brasil | 2014 | 80 min.
Classificação: livre
Onde: Sesc Foz do Iguaçu
Quando: 24/02, quarta-feira
Horário: 20h