Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 24

PMDB marca Congresso
no dia 15 de novembro
Num instante em que o vice-presidente Michel Temer dá por encerrada sua missão como articulador político do governo Dioma (PT), o PMDB marcou para 15 de novembro o congresso partidário. A reunião deverá oficializar o distanciamento do partido da aliança política com o PT. A data está impregnada de simbolismos. Festeja-se nesse dia a proclamação da República, que derrubou em 1889 o imperador Pedro II. Foi também num 15 de novembro que Joaquim Barbosa, ainda na pele de relator do mensalão, mandou para a cadeia em 2013 os condenados do mensalão.

Congresso PMDB II
Durante o seu Congresso, o PMDB irá atualizar o estatuto, aprovará um novo programa e formalizará sua decisão de lançar um candidato à Presidência em 2018, quebrando um jejum de eleições presidenciais que já dura 21 anos. “Vamos apresentar a nossa proposta”, diz o ex-ministro Moreira Franco, hoje presidente da Fundação Ulysses Guimarães, que organiza o encontro.

R$ 1,8 bilhão recuperado
Investigar corrupção pode ser um ótimo negócio para o poder público. Em 17 meses, a Operação Lava Jato e os desdobramentos que ela gerou já recuperaram R$ 1,8 bilhão. O montante supera em 50 vezes os valores que o Brasil trouxe de volta do exterior, por meio de ações judiciais, em dez anos, anotou a Folha de S. Paulo.

Animais em manifestações
O Plenarinho da Assembleia Legislativa será palco, na terça-feira (25), de uma audiência pública que vai debater o “Uso de animais como aparato de segurança em manifestações públicas”. A discussão, a partir das 9h, foi proposta pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O evento tem como pano de fundo o projeto de lei nº 333/2015, que pretende proibir no Paraná a utilização de animais em manifestações de rua.

Animais II
Só para contextualizar, Rasca apresentou o projeto devido um incidente durante o confronto da Polícia Militar com professores, no dai 29 de abril deste ano. Na ocasião, o deputado verde acabou mordido no braço por um cachorro que estava sendo usado por um soldado para tentar conter os manifestantes.

Alto Iguaçu I
O Instituto das Águas do Paraná vai vistoriar os locais de captação e de lançamento de efluentes das principais indústrias que usam a água dos rios da bacia do Alto Iguaçu para fins produtivos ou funcionamento operacional. O trabalho começa em setembro, com visitas de técnicos, que irão coletar dados para atualização do cadastro de usuários de recursos hídricos. Além das indústrias também serão vistoriadas todas as captações e lançamentos da Sanepar.

Alto Iguaçu II
Aproximadamente 75 empresas instaladas na área de abrangência da bacia do Alto Iguaçu, e a Sanepar, pagam desde 2012 pelo uso da água do rio. A cobrança foi aprovada pelo Comitê da Bacia e ratificada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos para grandes consumidores, e vai desde a Região Metropolitana de Curitiba até Porto Amazonas, totalizando 21 municípios.