Arquivos

Categorias

O trem de Gleisi vai atrasar

O jornalista Pedro Brodbeck, revela na Gazeta do Povo, que o trem de Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vai, mais uma vez, atrasar e a ministra culpa o TCU. “A remodelagem – que afeta o corredor ferroviário de Maracaju (MS) a Paranaguá e o trecho de Mairinque (SP) a Rio Grande (RS), que também corta o Paraná – deve durar de quatro a oito meses, adiando os projetos para 2015. Com isso, dos R$ 99,6 bilhões anunciados no lançamento do programa, apenas R$ 11,6 bilhões, pouco mais de 12%, devem começar a ser executados em 2014”, adianta a reportagem de Brodbeck. Gleisi, na Casa Civil, ‘coordenou’ o plano de concessão das ferrovias.

As ferrovias de Integração do Centro-Oeste (Fico), que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO), e o trecho da Norte-Sul de Açailândia (MA) a Barcarena (PA) são as únicas que não devem ter seus modelos remodelados pelo TCU e pela iniciativa privada. As outras 15 devem ter suas fórmulas de concessão alteradas para dar mais segurança jurídica aos investidores
em 2014.

O programa foi anunciado pelo governo federal em agosto de 2012, mas demorou praticamente um ano para iniciar a tomada de subsídios, quando as comunidades afetadas pelas obras podem sugerir alterações nos traçados e modelos. No planejamento original, o TCU liberaria todos os projetos ainda em 2013 para que os editais fossem publicados até janeiro de 2014 e os leilões acontecessem até março deste ano. Mas o tribunal reteve os projetos, alegando que o modelo proposto não tem como ser executado.