Arquivos

Categorias

Richa defende autonomia para estados e municípios

Em palestra no Rio de Janeiro, o governador do Paraná, Beto Richa, defendeu hoje maior autonomia para estados e municípios para definição de seus planos de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Richa apresentou soluções adotadas pelo Paraná no Painel Crescimento Econômico e Cidades, no Fórum de Líderes de Governo da América Latina e Caribe.

“A concentração de poderes e de recursos no governo federal engessa a criatividade, burocratiza o exercício da gestão pública e conspira contra o desenvolvimento”, afirmou Richa em sua palestra. Segundo ele, o Brasil precisa rediscutir e redefinir o pacto federativo, uma vez que estados e municípios tem assumido cada vez mais atribuições, sem a devida contrapartida em recursos financeiros.

 

Segundo o governador, até 2010, o Paraná amargou vários anos de isolamento econômico. “Era essencial atrair empreendimentos que gerassem empregos e multiplicassem as plantas industriais por todo o Estado, de tal forma que a indústria, em sinergia com o agronegócio, trouxesse maior solidez à nossa economia”, disse. Richa destacou que investimentos realizados pelo governo estadual em educação, inovação tecnológica e o apoio ao empreendedorismo caminham ao lado do desenvolvimento das regiões e à geração de empregos.