Arquivos

Categorias

Em Santa Helena, Casarão do Rock reúne boa música e solidariedade

Já dizia o pensador Allison Porfírio que “queiram ou não o Rock and Roll está na alma de todos” e realmente em Santa Helena esse estilo musical tem ganhado seu espaço.

Foi por gostar do rock and roll que uma turma de amigos, em torno de 26, resolveu unir forças e buscar um espaço para que pudessem ‘curtir o som’.

Em Santa Helena, o encontro acontecia inicialmente em uma chácara retirada da cidade, pois no local, vários shows com bandas locais e regionais aconteciam, mas os adeptos a música buscavam algo que se identificasse ainda mais com esse estilo musical, informa Alex Moreno, do Universo da Notícia.

Então, surgiu a oportunidade de ter uma casa, conhecida no município como Casarão, um espaço grande feito de madeira na entrada da cidade.

“Começamos a movimentar toda a galera, foram surgindo idéias e criamos uma espécie de sociedade. Fizemos uma limpeza na casa, ornamentamos, pintamos com imagens do rock e com quadros de uma artista santa-helenense, a Joana. Aos poucos deixamos o local com a cara do rock”, explica um dos sócios do Casarão, Wellington Webber.

Todos os finais de semana, os sócios do Casarão Rock se reúnem e realizam almoços, confraternizações e principalmente a divulgação de bandas de rock de Santa Helena e região, quase sempre cover, mas que possuem suas próprias composições. “Recebemos adeptos a música de Toledo, Marechal Candido Rondon, Cascavel e até mesmo do Paraguai que participam das festas e até trazem bandas para se apresentar”, conta Webber.

Social
O objetivo dos sócios do Casarão Rock, não é apenas a realização de festas e confraternizações, mas também o lado social, pensando em envolver a comunidade nos trabalhos.

Por isso, também é oferecido cursos de bateria através do sócio e baterista Thyago Scheffer e até mesmo de outros instrumentos musicais.

Entre as iniciativas sócio-educacionais está a Campanha do Agasalho que acontece nesse final de semana 15,16 e 17 de junho.

Serão três dias de atividade envolvendo, principalmente as escolas do município, pois o local será aberto ao público para que conheçam a casa, além da exposição de fotografias e o teatro de fantoches. “As pessoas que queiram acompanhar a programação deverão apenas ceder um agasalho, ou qualquer outra doação para o inverno. Além disso, durante a noite terá show com a banda Os Anônimos de Santa Helena e outras da região”, conta Wellington Webber.

Serão seis expositores de fotografias de Santa Helena e municípios vizinhos, uns profissionais e outros que fotografam por hobbie, com diversos temas.

A programação inicia na quinta-feira (14) com a divulgação das atividades nas escolas.

Na sexta-feira (15), os trabalhos serão abertos a partir das 8 horas e transcorrerá durante todo o dia com exposição das fotos, teatro de fantoches voltado ao público infantil.

No sábado (16), os trabalhos iniciam às 10 horas e segue até as 22 horas, com início dos shows às 16 horas.

No domingo os trabalhos serão retomados às 14 horas quando ficará aberto o Casarão do Rock para todos conhecerem os trabalhos. “As roupas doadas serão repassadas para famílias carentes do município, pois nosso objetivo, além de termos um espaço para o rock é envolver a comunidade, ajudar a sociedade e mostrar o que é realmente o rock é e o que traz de bom”, finaliza um dos organizadores, Wellington Webber.

Foto de Pebe Brezolin