Arquivos

Categorias

Inscrições para o Prêmio Iguaçu Ciência começam na próxima semana

O Prêmio Iguaçu Ciências, lançado ontem pelo prefeito Paulo Mac Donald durante o Salão Internacional do Livro estará com inscrições abertas a partir da próxima semana. A comissão organizadora liberará o acesso ao site Prêmio Iguaçu Ciência para inscrições até 30 de agosto de 2012, com apresentação dos trabalhos.

O objetivo é promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e investir especialmente em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios iguaçuenses.

A participação é aberta a jovens e adultos (estudantes ou não) de todo o país e da América, inclusive alunos do ensino médio. A cada ano, um problema diferente é apresentado para que os pesquisadores analisem e apresentem a solução.

A premiação será de R$ 60 mil distribuídos entre os três primeiros colocados. O primeiro colocado receberá também um terreno de 2.000m² na área industrial, conforme disponibilidade da prefeitura, e receberá incentivo e abonos que auxiliem a implantação de uma indústria de pequeno porte.

Neste primeiro concurso, o desafio é encontrar solução científica para aquecimento das piscinas mantidas pela prefeitura nas escolas municipais (centros de convivência). O sistema deve levar em consideração o princípio da sustentabilidade e da economicidade no uso de energia.

A água deve ser aquecida para uma faixa de temperatura de no mínimo 28 graus e no máximo 35 graus; O sistema deve ser de fácil utilização e manutenção por trabalhadores dos centros de convivência; Projetos com enfoque na ecologia e sustentabilidade; e custo de instalação e manutenção deve ser um item essencial.

“Os estudantes da Unioeste venceram um prêmio nacional de eficiência energética. Terminaram na quinta colocação na disputa mundial no Texas. Se foram capazes disso, com certeza ajudarão os usuários a frequentarem as piscinas no inverno. Há muitos outros talentos dispostos a ajudar esta cidade através do conhecimento”, explicou o prefeito Paulo Mac Donald. “Usaremos o conhecimento para resolver os desafios da cidade, isto é investir talento dos jovens e estudantes iguaçuenses”, completou.

A comissão julgadora avaliará mérito, originalidade e relevância da proposta em relação ao desenvolvimento tecnológico e inovação da cidade; contribuição para o avanço da área do conhecimento (melhoria da qualidade de vida da população e a solução de problemas do cotidiano); e qualidade do texto quanto à linguagem (objetividade e clareza) e qualidade da apresentação.

http://www.pmfi.pr.gov.br/portal/noticias/wfrmVisualizaNoticia.aspx?IdPagina=10&IDNoticia=31606