Arquivos

Categorias

Visita de Dilma ao Noroeste do Paraná é adiada para final do ano, diz Zeca Dirceu

A visita da presidenta Dilma Rousseff ao Noroeste do Paraná, que aconteceria nesta sexta-feira, 1º de julho, foi adiada para final do ano, provavelmente no mês de outubro.

A decisão foi anunciada pelo cerimonial da Presidência da República ao deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) no início da tarde desta quarta-feira, 29.

Dilma estaria em Cruzeiro do Oeste na sexta-feira para assinar a Ordem de Serviço para a pavimentação da BR-487 (Estrada Boiadeira). Na mesma data, em Francisco Beltrão, a presidenta fará o lançamento nacional do Plano Safra 2011-2012.

Segundo o cerimonial da Presidência, a necessidade da ida a Francisco Beltrão, bem como limitações no aeroporto de Umuarama para o pouso do avião presidencial e a logística muito ampla para um deslocamento de helicóptero entre Maringá e Cruzeiro do Oeste impediram a vinda neste momento.

“Mas a própria presidenta me ligou dias atrás, para me cumprimentar pelo meu aniversário, e garantiu que virá visitar o Noroeste em outra oportunidade”, disse o deputado Zeca Dirceu. Segundo o parlamentar, a presidenta sabe do tamanho dos obstáculos e do esforço que foi feito para que agora a obra pudesse ser iniciada, e por isso faz questão de visitar a região para contemplar o trabalho realizado.

Apesar da transferência de agenda da presidenta, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou a assinatura da Ordem de Serviço da Boiadeira na semana que vem.

“Havia na cidade uma grande expectativa e entusiasmo com a possibilidade da vinda da presidenta, mas a obra também é muito importante e aguardada há muito tempo, por isso faremos um grande evento e uma grande festa para receber o ministro Alfredo Nascimento nos próximos dias”, disse o prefeito Valter Rocha, o Valtinho, de Cruzeiro do Oeste.

Em entrevista concedida no último final de semana, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também destacou a importância da Boiadeira para escoar a produção agrícola de toda a região. “São 250 quilômetros e R$ 500 milhões em investimentos do Governo Federal”, destacou Gleisi.

Outros lotes

Em reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, Zeca recebeu a informação de que aproximadamente entre outubro e novembro haverá condições para assinar a Ordem de Serviço da pavimentação de outro trecho da BR-487, desta vez entre Nova Brasília e Tuneiras do Oeste, evento que deve contar com a presença da presidenta Dilma.

Este trecho corresponde ao Lote 2 da obra completa, e tem 20 quilômetros de extensão. O processo de análise da documentação está em fase final no DNIT, em Brasília, e a obra deve entrar em licitação na semana que vem.

A Estrada Boiadeira conta ainda com outros dois lotes – 1A e 2A –, que compreendem o trecho entre Cruzeiro do Oeste e Porto Camargo, num total de 86 quilômetros. Estes processos estão em análise pelo DNIT e existe a expectativa de que, ainda neste ano, sejam colocados em licitação.