Arquivos

Categorias

Aeroporto Afonso Pena é líder no cancelamento de vôos, destaca João Arruda

Via blog do João Arruda:

O deputado federal João Arruda (PMDB/PR) voltou a falar nesta segunda-feira (20) sobre os problemas que o aeroporto paranaense Afonso Pena enfrente devido à neblina e a falta de equipamentos adequados.

Segundo dados apresentados pelo deputado, o Afonso Pena foi o segundo aeroporto brasileiro com maior número de vôos cancelados neste ano, perdendo apenas para Guarulhos (SP). “No entanto, em termos percentuais, o aeroporto é disparado o líder de cancelamentos, bem acima da média nacional que ficou em 6,6%”, alertou.

Desde abril Arruda está em contato com o Ministério da Defesa para pleitear a instalação do equipamento anti-neblina ILS 3, que auxilia pousos e decolagens quando a situação climática é desfavorável já Curitiba tem uma posição geográfica que favorece nevoeiros. Mas, não obteve sucesso.

“Quase todos os dias o aeroporto internacional Afonso Pena é notícia por conta dos atrasos e cancelamentos de vôos causados pelo mau tempo. Ontem mesmo o terminal ficou fechado para pousos das 6h20 às 10h da manhã. Cerca de 30% dos vôos foram cancelados”, informou.

Arruda lembrou que a Infraero vai instalar este equipamento nos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Cumbica (São Paulo). Mas que não há previsão para o Afonso Pena, mesmo Curitiba sendo uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Infra-estrutura – Outro problema do Afonso Pena é a falta de vagas no estacionamento. Usuários enfrentaram longas filas para estacionar o carro. Muitos não conseguem e perdem seus vôos. Ou optam por estacionar fora e são multados.

“O terminal de passageiros também ficou pequeno, assim como as pistas de pouso e decolagem. Corremos o risco de não corresponder com a demanda que será gerada da Copa do Mundo. Se hoje já não estamos dando conta do recado, como será em 2014 sem os investimentos necessários?”, alertou.

“Com a criação da Secretaria de Aviação Civil, que vai coordenar as políticas do setor no lugar do Ministério da Defesa, espero que a situação dos aeroportos brasileiros seja normalizada e que tenhamos estrutura para atender as demandas atuais e da Copa de 2014”, finalizou o deputado.