Arquivos

Categorias

As cuecas do Rossoni

Por Rogégio Galindo, no Caixa Zero da Gazeta do Povo:

Não há como negar que Valdir Rossoni está aproveitando razoavelmente bem a sua segunda chance. Os escândalos que estouraram no ano passado, com os Diários Secretos, mostram que a primeira passagem do deputado por um cargo de comando na Assembleia, como primeiro-secretário de Hermas Brandão, passou longe de “moralizar” alguma coisa – para usar a expressão de que o deputado tanto passou a gostar recentemente.

No entanto, nesta semana, o deputado vacilou. Ao ser indagado por repórteres sobre as novas licitações que está fazendo, teve um pequeno chilique. Perguntavam sobre as horas de voo que o deputado quer comprar e sobre os carros (alguns de luxo) que pretende alugar. Rossoni não gostou. “Querem saber a cor da minha cueca também?”, foi sua resposta.

Rossoni tentou ser irônico. Acabou sendo apenas grosseiro. Uma resposta possível para a pergunta do deputado seria a seguinte: o senhor só precisaria explicar sobre sua roupa íntima se tivesse comprado com dinheiro público. Comprou?

Espera-se que não. Portanto, faz delas o que bem quiser, sem precisar explicar nada a ninguém. Nem a cor, nem qualquer outro atributo da cueca há de ser de interesse público. Os aviões e os carros serão pagos com dinheiro público, não? Por isso há que dar explicação, sim.

Abaixo do equador, é sempre difícil, porém, convencer os homens públicos de que eles não têm o direito de negar certas informações, de que devem, sempre, prestar contas do que fazem como nossos representantes. Tudo tende para o secretismo.

Veja-se o recente exemplo da autoridade máxima do Executivo estadual. De repente, no fim de uma manhã de maio, chegou aos jornais a notícia de que o helicóptero em que o governador Beto Richa estava quase caiu. Foi em São Paulo. No momento, claro, todos se preocuparam em saber se não havia feridos, se todos estavam bem.

LEIA MAIS