Arquivos

Categorias

EXIGÊNCIA DE ISRAEL A BRASILEIRA DETIDA É ‘ABSURDA’

De O Globo:

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, classificou como "absurda" a exigência do governo de Israel de que os detidos durante o ataque de segunda-feira assinem um termo admitindo terem invadido o país.

A cineasta brasileira Iara Lee, que participava da expedição humanitária à Faixa de Gaza, disse ao Itamaraty que sua liberdade estava condicionada à assinatura desse documento.

"A versão que obtivemos é de que a brasileira não poderia ser liberada logo porque ela não quis assinar um documento dizendo que entrou em Israel ilegalmente, o que é um absurdo, porque ela foi presa em águas internacionais", disse o chanceler, depois de participar nesta terça-feira de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Na madrugada de segunda-feira, cerca de 700 ativistas tentaram furar o bloqueio imposto por Israel a Gaza para levar cerca de 10 mil toneladas de ajuda humanitária quando foram atacados por militares israelenses em águas internacionais. Pelo menos dez ativistas foram mortos na operação. (Leia mais)