Arquivos

Categorias

BRASIL IMPÕE CONDIÇÕES PARA REVER REFÚGIO A PARAGUAIOS

Por Luiza Damé, em O Globo:

Soldados paraguaios patrulham Horqueta, perto da fronteira com o Brasil / ReutersEnquanto moradores da fronteira norte do Paraguai iam para a cama mais cedo diante do estado de exceção que levou centenas de militares às ruas, crescia a expectativa de ajuda brasileira ao país vizinho, não apenas na área de segurança, mas também militar e de energia. Entre as possíveis concessões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu colega de cargo Fernando Lugo, no encontro bilateral de segunda-feira em Ponta Porã (MS), estão a troca de aeronaves, o financiamento para a transmissão de energia de Itaipu e a revisão do refúgio no Brasil a três cidadãos paraguaios.

O Paraguai pede o fim do refúgio, alegando que os três são integrantes do Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo armado que o Exército do país vizinho pretende sufocar com estado de exceção em cinco departamentos do Norte do país.

Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, a concessão do refúgio poderá ser revertida desde que o governo paraguaio apresente novas provas de que eles cometeram crimes naquele país.

– O assunto pode ser reexaminado, mas é necessário que sejam apresentadas novas provas que, no entender do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados, autor da decisão de refúgio em 2004), possam justificar a inversão da decisão – disse Baumbach. (Leia mais)