0 Shares 288 Views

Aluno de escola rural vence o Geração Atitude na Assembleia

22 de novembro de 2017
288 Views

O estudante Douglas Froelich, do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o grande vencedor do Geração Atitude com o melhor projeto de lei de um estudante do Ensino Médio em 2017. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que destacou a “importância de estimular o debate sobre o funcionamento dos três Poderes e das demais instituições entre os jovens, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política”.

O dia foi de festa para os estudantes que participaram do Geração Atitude. O certame deste ano teve 228 projetos inscritos e 25 finalistas. O trabalho de Douglas Froelich, que elaborou um projeto de lei que institui o Dia da Prevenção e Combate ao Bullying, que teve como orientadora a professora Valdirene Metz, foi o grande vencedor. Froelich fez um discurso na tribuna, falando sobre a importância da experiência e foi ‘aparteado’ por três deputados (Professor Lemos, PT; Nereu Moura, PMDB, e Edson Praczyk, PRB), que destacaram a importância do Geração Atitude.

Na sessão da Assembleia, os estudantes foram homenageados pelos deputados, depois fizeram uma visita guiada pelas instalações da Assembleia e participaram de uma palestra do diretor Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, e pela diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas, no Auditório Legislativo.

O Geração Atitude é um programa desenvolvido pela Assembleia em parceria com o Ministério Público estadual, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. O programa visa promover a participação social e despertar o interesse dos jovens por temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, voto consciente e o papel das instituições.

O Geração Atitude foi formalizado em 2015, através da assinatura de convênio reunindo Legislativo, Executivo e Judiciário, com a finalidade de incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual por meio de ações educativas. Através do projeto os estudantes do Ensino Médio podem participar de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por professores e promotores de Justiça. Também aprendem a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.