Arquivos

Categorias

Obras do viaduto em Foz serão retomadas

Obras do viaduto em  Foz serão retomadas

O DER-PR garantiu que as obras do viaduto da Avenida Paraná sobre a BR-277, em Foz do Iguaçu, serão retomadas em até 30 dias. A conclusão da estrutura será assumida pela concessionária Ecocataratas, responsável pela administração do trecho de concessão. O secretário de Infraestrutura, Pepe Richa, confirmou a retomada das obras durante encontro com a deputada Claudia Pereira (PSC) e o prefeito Reni Pereira (PSB. “O resultado da reunião foi excelente, pois em consenso foi encontrada uma solução que encerrou as discussões sobre a problemática da paralisação da obra por parte da empreiteira”, destacou Claudia.

No encontro, segundo ela, em comum acordo o DER e o consórcio Vênetto/Itaúba, ficou definida a rescisão do contrato. O órgão estadual está agora elaborando o termo de ajuste com a concessionária, o que permite a finalização da obra, que já tem 70% do cronograma concluído. A concessionária terminará o viaduto e suas alças de acesso. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda neste semestre.

As obras de construção do viaduto da Avenida Paraná tiveram início em abril de 2013, com previsão de 12 meses para entrega. Desde então ocorreram várias paralisações. A primeira por decisão do Ministério do Trabalho, que alegou falta de segurança para os trabalhadores. A empresa responsável pela execução precisou instalar tapumes em toda parte externa da construção, para proteger os operários e pessoas que trafegam nas proximidades. Só assim os trabalhos foram reiniciados. Após resolver esta questão, o DER-PR anunciou que a data de conclusão da obra seria 31 de julho, prazo que também não foi cumprido devido às condições climáticas.

Além da demora da liberação de verbas para finalização da obra, o Governo do Estado alegou que a União não liberou o repasse, e por isso não deu andamento à retomada da obra no viaduto da BR 277. Diante do impasse foi anunciada uma nova data pelo DER, e o prazo para finalização seria março de 2015.

Mediante ao transtorno que o atraso da obra está provocando para a população, o Executivo iguaçuense anunciou uma possível intervenção para concluir os trabalhos. A intenção foi anunciada pelo prefeito Reni Pereira durante reunião com organizadores da mobilização que aconteceu no último sábado (28 de fevereiro), cobrando o término da estrutura. “Entendemos o desgaste que a população está tendo, diante dessa situação”, informou Reni. O prefeito adiantou que esperaria até ontem (5) pela definição de um novo calendário ou o reinício das obras. “Caso contrário, entraremos novamente em contato com o empreiteiro e juntamente com o Ministério Público, vamos buscar uma medida jurídica para que o município possa intervir e finalizar a obra”.