Arquivos

Categorias

Facebook supera o Orkut e se torna líder no Brasil

Paula Leite
Folha de S. Paulo

O Facebook ultrapassou o Orkut como a rede social com maior audiência em número de visitantes na internet brasileira em dezembro, segundo dados da consultoria norte-americana comScore. A rede social de Mark Zuckerberg teve 36,1 milhões de visitantes no fim do ano passado, enquanto o concorrente Orkut, do Google, registrou 34,4 milhões de visitantes.

A audiência do Facebook quase triplicou em relação à registrada em dezembro de 2010, quando teve 12,4 milhões de visitantes. Já o Orkut computava 32,7 milhões de visitantes no fim de 2010.

Segundo a comScore, em outubro de 2011 o Brasil era um de apenas sete países nos quais o Facebook não era líder em redes sociais. Os outros eram China, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia.

“Vimos o Facebook chegar ao primeiro lugar depois de meses de resistência do Orkut. Ainda é cedo para dizer se [essa liderança] é permanente”, diz Alex Banks, diretor-executivo da comScore no Brasil. “Mas, na Índia, onde houve uma trajetória parecida com a do Brasil nas redes sociais, depois desse ponto de inflexão [quando o Facebook passou o Orkut], não houve mais volta”, diz ele.

RANKING

Em terceiro lugar no ranking das mídias sociais no Brasil está o Windows Live, que fechou 2011 com 13,3 milhões de visitantes, crescimento de 13% em relação ao fim de 2010. O Twitter vem em seguida, com 12,5 milhões de visitantes no fim de 2011, crescimento de 40% em relação ao mesmo mês de 2010.

O quinto lugar é do Vostu, cuja audiência foi multiplicada por quatro, para 4,9 milhões de visitantes. O Google Plus, lançado em junho de 2011, fechou o ano com 4,3 milhões de visitantes, em sexto lugar. “O Google Plus deve continuar crescendo neste ano, mas não sei se cabem três redes sociais grandes no Brasil”, diz Banks.

Os dados da comScore contam visitantes com mais de seis anos de idade que acessam a internet fixa no trabalho ou em casa. Acessos no celular e em LAN houses não são contados. O Google e o Facebook não quiseram comentar os números da comScore.