Arquivos

Categorias

Roman preside Frente Parlamentar de combate à obesidade infantojuvenil

roman

Alertar a população e conter os índices alarmantes de crianças e adolescentes obesas, que nos últimos 20 anos triplicaram no Brasil. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar Mista do Combate e Prevenção da Obesidade Infantojuvenil, presidida pelo deputado federal Evandro Roman (PSD/PR). A frente foi lançada na tarde desta terça-feira (31) e contou com as presenças de deputados federais, senadores, órgãos do governo e representantes de entidades que lidam com o assunto.

Os números sobre a obesidade infantojuvenil são alarmantes: um terço das crianças brasileiras está com sobrepeso e um quinto, obesas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, se nada for feito, 65% dessas crianças se tornarão adultos obesos.

Para o deputado, “é fundamental levarmos a população os dados que mostram que estamos nos encaminhando para uma epidemia. O poder público tem obrigação de atuar de forma a reduzir os índices de obesidade por meio do diálogo e de ações concretas. Em alguns anos, a obesidade poderá reverter muitos dos benefícios à saúde que contribuíram para o aumento da longevidade, e não podemos assistir sem que atuemos efetivamente no combate desse mal”, disse Roman.
Para Roman, é fundamental que a Frente Parlamentar trabalhe com três focos que juntos impedirão o avanço da obesidade infantojuvenil: “É fundamental unir a atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade. A partir dessa percepção, vamos adotar medidas que efetivamente alterem os hábitos das crianças e adolescentes, por que só a mudança de hábito é capaz de reverter o quadro da obesidade”

O líder do PSD na Câmara e integrante da Frente, deputado Marcos Montes, falou da importância de reunir três pilares que contribuem para uma vida saudável: “A união dos três pilares para uma vida saudável – atividade física, alimentação saudável e sono de qualidade – é fundamental para desenvolvermos um trabalho efetivo. O deputado Evandro está de parabéns pela iniciativa por que essa Frente vai desenvolver um grande trabalho.

Na infância, a obesidade é um gatilho para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, depressão, problemas respiratórios e na coluna. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Brasília, a obesidade e outras 26 doenças relacionadas ao excesso de peso custaram 488 milhões de reais ao Sistema Único de Saúde em 2011.

Dados do Ministério da Saúde, mostram que 72% das mortes no país são em decorrência das doenças crônicas causadas pela obesidade. “Isso é gravíssimo por que seremos em pouco tempo um país de obesos que morrem em decorrência da obesidade”.

“Venho estudando o assunto desde 2003 quando conclui meu doutorado, na Unicamp. Através desse estudo pude notar que as ações que estão sendo feitas são importantes, mas os números mostram que não tem sido efetivas. Temos que encontrar junto as indústrias de
alimentos, pessoas que trabalham com a atividade física, a alimentação e nutrição e sono, o equilíbrio para, sem radicalizar, trabalhar objetivamente para o bem-estar e qualidade de vida das nossas crianças que serão adultos com qualidade de vida.”
A Frente deverá atuar em parceria com estados, municípios, famílias e escolas através de ações que informem, conscientizem e transformem os hábitos das crianças.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antonio Eduardo Branco, parabenizou a iniciativa de Roman. “Certamente a população e as futuras gerações estarão agradecidas ao trabalhado desta Frente que vai frear o aumento das doenças crônicas oferecendo subsídios para a qualidade de vida”.

Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física, ressaltou a importância de ações integradas do parlamento, órgãos públicos e sociedade. “Estamos falando do futuro do Brasil, e a mudança só vai acontecer com a mobilização deste parlamento com ações conjuntas aos ministérios e demais órgãos do governo para podermos conscientizar a população da importância da mudança de hábitos na educação física e alimentar.”

Essa não é a primeira iniciativa do deputado Evandro Roman para promover a saúde. Em 2011, como secretário estadual de esportes do governo do Paraná, Roman implementou o Programa Paraná Saudável, vigente até hoje, que já conseguir reduzir os índices de crianças e adolescentes com obesidade e sobrepeso no Estado do Paraná, através do engajamento entre poder público e ambiente escolar.