Arquivos

Categorias

Empresas japonesas têm interesse em se instalar no Paraná

Empresas japonesas têm interesse em se  instalar no Paraná

Representantes do Japão reafirmaram nesta quinta-feira (21), em Curitiba, o interesse de novas empresas daquele país se instalarem no Paraná. O secretário do Planejamento, Silvio Barros recebeu o diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yasushi Takase, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e o cônsul Takahiro Iwato. No encontro, Takase falou sobre investimentos japoneses no Estado e também sobre os eventos de comemoração dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

“Empresários japoneses têm interesse em trazer mais investimentos para o Estado”, disse Takae. Ele afirmou que empresas instaladas no Paraná repassam para seus conterrâneos a experiência muito positivo que têm no Estado.

Silvio Barros ressaltou o trabalho realizado pela Agência Paraná Desenvolvimento. “O presidente da agência recepcionou uma comitiva de empresários em março, aqui no Paraná, e logo em seguida foi para o Japão aprofundar esses contatos”, afirmou.

Barros também destacou os diferenciais competitivos do Estado, como o Porto de Paranaguá, o segundo maior do país e que influencia positivamente na logística das empresas. “Grandes empresas veem o Paraná com bons olhos porque não estamos na zona da crise hídrica e somos o maior exportador de energia do Brasil”, complementou.

Takase lembrou as comemorações de 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, realizadas neste ano. Ele destacou que está em planejamento a vinda da família imperial japonesa para o Brasil, ainda em 2015. “Caso a visita seja confirmada, gostaríamos que eles viessem ao Paraná, passando por Curitiba e por Maringá”, disse.

Yasushi Takase lembrou ainda que o secretário Silvio Barros, quando era prefeito de Maringá, recepcionou o príncipe herdeiro do Japão. Barros afirmou que será uma honra recebê-los no Estado. “Vamos nos empenhar para que isso aconteça”, afirmou. Caso a visita se confirme, o secretário afirmou que a programação será feita em conjunto com o consulado e adequada da melhor forma para a família imperial.