Arquivos

Categorias

STF não deve “ceder à turba que quer justiciamento”, diz ministro sobre o mensalão

Mônica Bergarmo na sua coluna hoje na Folha de S. Paulo traz a voz dissonante do STF, o ministro Marco Aurélio Mello. O ministro diz que é “terminantemente contra” a convocação da corte em julho apenas para apressar o andamento do processo, como defendem alguns de seus colegas. “Entre as coisas extravagantes que tenho visto, esta é a maior de todas”, diz ele.

Mello diz que o mensalão “é um processo como outros 700 que temos que apreciar. Por que pinçar este para julgar a toque de caixa?”. Ele diz que o STF não deve “ceder à turba, que quer justiçamento, e muito menos à pressão política”, que tenta adiar o julgamento.

Neste sentido, ele refuta os argumentos que atrasariam o caso. Entre eles, o de que o mensalão não deve ser julgado no segundo semestre, no meio das eleições. “E eu com isso? Não estamos engajados em política partidária.” O fato de que o STF terá apenas dez ministros, já que Cezar Peluso vai se aposentar, também não seria impedimento. “Em caso de empate, o voto do presidente conta duas vezes.”

O clima é tão tenso no STF que há dias dois ministros, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, também se desentenderam na frente de outros colegas sobre o tema.