Arquivos

Categorias

Beto Richa destaca avanços da saúde do Paraná em dois anos

O governador Beto Richa destacou os avanços da área de saúde nos últimos dois anos, em especial, as reduções das taxas de mortalidade infantil e materno-infantil. A taxa de mortalidade infantil caiu de 12,1 em 2010, para 11,6 mortos por mil nascidos vivos em 2011. São os menores índices já registrados na história do Paraná. A mortalidade materno-infantil caiu 21% em 2011, fechando o ano com 51,67 mortes maternas para cada 100 mil crianças nascidas vivas.

“Estes índices são fruto de programas que têm fortalecido as estruturas de saúde do Estado, como o Hospsus, de apoio aos hospitais e a Rede Mãe Paranaense, baseada na experiência de sucesso do Programa Mãe Curitibana e que tem a chancela da Organização Mundial da Saúde”, disse Beto Richa.

Os 399 municípios aderiram este ano à Rede Mãe Paranaense que atende gestantes e crianças até um ano de idade. “Com esse programa, salvamos muitas vidas, cuidando do nosso maior patrimônio, que são as crianças. Elas são prioridade mesmo antes de nascer”, disse Richa. “É preciso reconhecer e parabenizar, em nome dos paranaenses, o trabalho, a competência e a dedicação de cada um dos servidores da saúde para alcançar os resultados inquestionáveis que o Paraná tem conquistado”, completou.

Richa lembrou que o Paraná, pela primeira vez, cumpre a Emenda Constitucional 29 e aplica 12% das receitas em saúde e relatou que houve uma inversão na aplicação de recursos em saúde pública. Há 10 anos o governo federal era responsável por 70% dos recursos para a saúde e 30% eram responsabilidade de estados e municípios. “Hoje, 70% são oriundos dos caixas dos estados e municípios, e apenas 30% da união”.

Richa também destacou os avanços nas outras áreas do governo, como educação, segurança e habitação e afirmou que o trabalho vai se ampliar nos próximos dois anos com a concretização dos projetos e programas do plano de governo.