Arquivos

Categorias

PMDB indica membros das CPIs

O líder do PMDB, deputado Caíto Quintana, indicou nesta segunda-feira (5), os parlamentares do partido que irão integrar as cinco CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), que serão instaladas nesta terça-feira (6) pela Assembleia Legislativa do Paraná. O PMDB, que tem a maior bancada com 12 deputados, indica dois membros por Comissão.

“O presidente Valdir Rossoni (PSDB) solicitou, nesta segunda, urgência aos líderes das bancadas e blocos, para a indicação dos parlamentares que irão integrar as CPIs”, destacou Caíto. A instalação das cinco CPIs, segundo Rossoni, será às 11h, na sala da Presidência.

A decisão pelos nomes a serem indicados, segundo o líder do PMDB, foi tirada em comum acordo durante reunião da bancada. Para a CPI dos Grandes Devedores, os indicados do PMDB são os deputados Caíto Quintana e Alexandre Curi; para a CPI das Pesquisas do Ibope, os indicados são Artagão Júnior e Teruo Kato.

Na CPI dos Planos de Saúde, o PMDB será representado por Anibelli Neto e Luiz Eduardo Cheida. Na CPI das Operadoras de Telefonia Móvel, os indicados do PMDB são Nereu Moura e Luiz Eduardo Cheida. Para a CPI das Obras da Copa do Mundo, Caíto indicou Jonas Guimarães e Ademir Bier.

Na fila
Além das cinco CPIs que serão instaladas nesta terça, a Assembleia terá ainda outras duas, já aprovadas pelo Plenário. São elas: a dos Síndicos e Administradores dos Processos de Falência e Recuperação Judicial e a dos Pedágios. Ambas ficarão na fila de espera, uma vez que o Regimento Interno do Legislativo prevê que até cinco comissões de inquérito possam funcionar simultaneamente.

Segundo Rossoni, o objetivo agora é dar condições para a atuação dos membros das comissões, bem como garantir celeridade aos processos de inquérito parlamentar. “Temos que dar rapidez a estes pedidos de CPIs, bem como ao seu funcionamento”, declarou.