Arquivos

Categorias

Governo Federal reconhece situação de emergência em Foz do Iguaçu

Governo Federal reconhece situação de emergência em Foz do Iguaçu

Portaria publicada no DOU desta quinta (17) permite ao moradores atingidos sacar o FGTS no Protocolo Geral da Prefeitura e na Caixa Econômica Federal

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, editou nesta quarta-feira (16), a portaria 194, reconhecendo a situação de emergência de Foz do Iguaçu, devido ao desastre natural que atingiu o município no início da noite de segunda-feira (7). O reconhecimento foi publicado na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU).

A decisão do Governo Federal permite, num primeiro momento, que as famílias atingidas pela chuva e queda de granizo no Feriado da Independência, possam pedir a antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) e usar os recursos na reconstrução de suas residências.

Os moradores que aguardavam a liberação do FGTS poderão buscar o recurso no Protocolo Geral da Prefeitura e com a Caixa Econômica Federal. Paralelamente, o município poderá pleitear recursos da União para ações de socorro, assistência as vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e obras de infraestrutura ou em instituições danificadas durante o desastre.

Contexto – Pelo menos 15 mil residências e aproximadamente 60 mil pessoas do município foram atingidos durante o temporal e queda de granizo na última semana – em todo o Paraná, mais de 110 mil foram afetados. O prefeito Reni Pereira (PSB), que permaneceu ao lado da população, informou que pelo menos 95% dos imóveis do Porto Meira, na região Sul de Foz do Iguaçu, foram danificados pela intempérie climática.

Poucas horas após os estragos no município, Reni decretou a situação de emergência, pedindo apoio do Governo do Estado na reconstrução das residências. O governador Beto Richa (PSDB) visitou a cidade e pediu aos técnicos da Defesa Civil Estadual que acompanhassem o levantamento da situação.

Reconhecimento – “Esta agilidade permitiu a antecipação do reconhecimento da situação de emergência de Foz do Iguaçu, por parte do Governo do Estado”, declarou a deputada Claudia Pereira (PSC), que também esteve ao lado da população desde o início e acompanhou o governador Beto Richa, na assinatura do decreto na última segunda-feira (14). A deputada, que tem base política em Foz, também destaca a atuação do deputado federal Fernando Giacobo (PR), nas articulações em Brasília para o reconhecimento do Governo Federal.

O decreto do Ministério da Integração Nacional tem validade de 180 dias. Caso a situação persista, o município pode publicar novo decreto e requisitar novamente o reconhecimento federal. Na portaria 194, o Governo Federal também reconhece a situação de emergência de Nova Esperança.

Na mesma edição do DOU, também foi publicada a portaria 193, reconhecendo a situação de emergência de 14 municípios do Brasil, sendo três do Paraná: Cafezal do Sul, Imbituva e Ipiranga, todos por desastre natural provocado por queda de granizo.