Arquivos

Categorias

Dança de cadeiras na Sociedade Evangélica Beneficente

A polêmica continua em torno da Sociedade Evangélica Beneficente (SEB) mantenedora do Hospital Evangélico de Curitiba e da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR).

Depois da  saída do deputado federal (PMDB) André Zacharow, no final de 2011,  da presidência da entidade, agora foi a vez do advogado Mauro Serafim, seu substituto, deixar o cargo.

Pastores ligados à organização alegam que saída de Serafim estaria relacionada ao fato do advogado, membro da Igreja Batista Independente, “não ter querido determinar o pagamento de uma nota de despesas de viagem a Foz do Iguaçu, no valor de R$ 22 mil”.

Dois meses antes, deixara o cargo sob suspeitas de gestão inadequada dos recursos da entidade. A dança das cadeiras na SEB permanece em trânsito, com base na avaliação de conselheiros descontentes com os rumos administrativos dados à instituição. Há a estimativa que a SEB tenha, em atraso, dívidas estimadas em R$ 300 milhões.

Um dos questionamentos dos conselheiros, nesse sentido, aos dirigentes da organização é o convênio milionário com o Ministério do Turismo, cujos pagamentos finais foram cancelados pelo Governo sob alegação de irregularidades na sua execução (por parte da SEB).

A recomendação de cancelamento foi do Tribunal de Contas da União (TCU) e Advocacia Geral da União.