Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 06

Lula lá!
Bom, pelo menos este é o plano do PT. O partido está convencido de que, mesmo condenado em segunda instância, o ex-presidente Lula disputará ao menos a metade do primeiro turno da eleição de 2018. Adianta a Folha de S.Paulo que o PT vai empunhar tese segundo a qual nem um veredito desfavorável seria impeditivo para o registro da candidatura.

Caçada
Se o Ministério Público quiser tirar Lula do páreo, dizem aliados, terá que fazer uma caçada pública. O foco do petista é permanecer na dianteira das pesquisas para dramatizar ainda mais o movimento.

Pereirinha
O caminho do enfrentamento político a uma decisão judicial ganhou força e se tornou unânime após parecer do professor Luiz Fernando Casagrande Pereira, o paranaense Pereirinha, entregue ao partido em outubro.

Ameaça à democracia
“Em 1962, o cientista político britânico Bernard Crick publicou Em Defesa da Política. Ele argumenta que a arte do toma lá dá cá político, longe de ser algo deplorável, possibilita que indivíduos que acreditam em coisas muito diversas convivam em sociedades harmônicas e vibrantes. Na democracia liberal, ninguém tem exatamente o que quer, mas, de modo geral, todos são livres para viver a vida que escolhem para si. Por outro lado, na falta de uma dose mínima de informação, civilidade e consenso, as sociedades acabam resolvendo suas diferenças na base da coerção”. Trecho de artigo do The Economist alertando para a ameaça que as redes sociais representam à democracia.

Tiroteio
“Não tenho dúvida de que será muito maior. Mais pessoas utilizam redes sociais do que há quatro anos. As campanhas de rua ficaram muito caras e com poucos financiadores. Então, as redes se tornam atraentes porque o custo, em geral, é mais baixo”. Do pesquisador Marco Aurélio Ruediger, coordenador da pesquisa “Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil”

Tiroteio II
“O problema é que será um “tiroteio” de vários lados, porque é frequente o uso das mídias sociais para deformar o debate público e todos os campos ideológicos usam esse tipo de instrumento. É disseminado no mundo da política e agora vai ser potencializado”, completou.

Todos juntos
Informa Ary Nogueira, na IstoÉ, que há uma forte articulação em curso que busca reunir PMDB, PSDB, DEM e mais seis partidos em torno de uma candidatura única para enfrentar Lula e Bolsonaro. Resta saber se é viável.

Juntos II
A aparente ameaça de um cenário que aponta para um segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PSC) nas eleições de 2018 acendeu o sinal de alerta nos partidos que convergem para o centro – esquerda ou direita. Por isso, nos últimos dias, foi deflagrada nos bastidores uma articulação destinada a encontrar um nome de consenso capaz de unir PMDB, PSDB, DEM, PPS, PSB, PP, PR, PRB, PV.

Casa da Dinda
Quando surge um sentimento de que sabemos de tudo, vem da esfera política a notícia de que o Senado paga, aproximadamente R$ 40 mil em recursos públicos, para o ex-presidente Fernando Collor de Mello, líder do PTC, pagar as despesas de conservação e manutenção da propriedade de sua família em Brasília. A Casa da Dinda é um dos principais símbolos do governo Collor, que foi cassado por impeachment, há 25 anos. Ah, a verba é destinada para o luxo através de sua cota parlamentar. Parabéns aos eleitores do senador.