Arquivos

Categorias

Chuva de Granizo: Representante da Defesa Civil do Estado já está em Foz

defesa civil

Já está em Foz do Iguaçu o soldado Silvio Rodrigues Correia, representante da Defesa Civil do Estado, que será o responsável pela auditoria técnica do levantamento da situação de emergência decretada pelo prefeito Reni Pereira. A análise é importante para o reconhecimento oficial dos estragos.

Silvio Correia, que foi recebido pela deputada Claudia Pereira, está reunido com equipes da Defesa Civil local, órgãos de segurança que estão dando apoio e o Núcleo Regional de Educação que entregou um relatório dos prejuízos causados em cinco escolas da rede estadual. Na quinta-feira (10) o soldado participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores e explicou os motivos da vinda e critérios a serem seguidos a partir de agora.

“A Casa Civil do Paraná fará uma avaliação para continuar auxiliando Foz do Iguaçu. Faremos uma interpretação da situação de emergência, importante para que seja reconhecida de fato pelo Estado e posterior, pelo Governo Federal”, frisou Silvio Correia.

“Isso tem de seguir três fases, a primeira delas é o levantamento que o prefeito Reni Pereira já realizou, a segunda fase é de nível estadual, com a vinda do Governador que agiliza os processos ainda mais para a homologação desta situação. Uma vez homologada, permite que o Estado passe a dar um suporte complementar ao Município, com a aquisição de telhas”, disse o soldado.

Segundo ele, é importante que esta situação de emergência esteja devidamente fundamentada para que o Governo Federal venha reconhecer também. “Através desse trabalho que estamos fazendo agora, o Governo Federal poderá homologar a situação e, assim, o Município poderá solicitar apoio para receber telhas, material de higiene e cestas básicas. Também nesta fase o Município poderá pedir apoio na liberação de recursos para recuperar áreas degradadas. Já numa terceira fase, seria a liberação do Fundo de Garantia, que só pode acontecer após o Governo Federal ter reconhecido a emergência e é liberado para àquelas pessoas que residem nas áreas afetadas pelo desastre”, destacou.