Arquivos

Categorias

40% dos candidatos a vereador em Curitiba não têm curso superior

Gazeta do Povo

Quatro em cada dez candidatos a vereador que registraram candidatura para concorrer ao pleito municipal deste ano em Curitiba declararam não ter ensino superior completo, segundo dados divulgados pelo setor de Estatísticas de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (11).

Já entre os postulantes ao cargo de chefe do Executivo municipal, todos afirmam ter concluído o ensino superior. Entre os vices nas oito chapas que lançaram candidatura, o índice é de 75%.Maringá, na Região Noroeste, tem o maior índice de candidatos a vereador sem diploma universitário, com 63% sem o ensino superior completo.

Entre os que devem concorrer ao cargo de prefeito em Maringá, 87,5% têm graduação. Apenas uma pessoa que registrou candidatura para o cargo de prefeito tem ensino superior incompleto.

Entre os que registraram candidatura a vice-prefeito, 75% declararam ter concluído o terceiro grau, 12,5% disseram ter ensino superior incompleto e 12,5% apenas Ensino Médio.

A amostra com maior disparidade é apresentada entre as 341 pessoas que concorrem ao cargo de vereador.

De acordo com o TSE, apenas 35,7% dos que disputam uma cadeira na Câmara completaram o ensino superior, 10,5% têm superior incompleto, 4% Ensino Médio completo, 7% Ensino Médio incompleto, 10,5% Ensino Fundamental completo, 6,1% Ensino Fundamental incompleto e 1,4%, o que corresponde a cinco possíveis candidatos, declaram apenas saber ler e escrever.

O índice das eleições maringaenses é menor do que os registrados na cidade Londrina, onde todos os que registraram candidatura a prefeito e vice-prefeito declararam ter concluído o ensino superior, enquanto o índice entre os possíveis vereadores é de 41%.

Calendário

Até o dia 13 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) receberá eventuais pedidos de impugnação de candidaturas às eleições municipais. O prazo vale tanto para candidatos a prefeito quanto a vereador.

De acordo com o TRE-PR, assim que acabar o prazo para recebimento dos pedidos de impugnação, os candidatos citados terão sete dias para apresentar suas contestações. Todas as solicitações devem ser julgadas até o dia 5 de agosto.