Arquivos

Categorias

ZÉ DIRCEU OPINA SOBRE INTERVENÇÃO DE LULA NA CÚPULA SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR DA FAO

Combate a fome requer ação internacional
 
Com sua presença e autoridade o presidente Lula reforçou em Roma, durante a Cúpula sobre Segurança Alimentar, da FAO, o caminho da solidariedade e de uma política sem protecionismo. Além de apontar os verdadeiros responsáveis pela crise de alimentos e condenar os subsídios, o chefe do governo defendeu o nosso etanol, produzido a partir da cana-de-açucar e também o nosso biocombustível a partir de oleaginosas.

Não é verdade que não falou da Amazônia. Falou, sim, e demonstrou que não se produz cana-de-açúcar na nossa floresta e que, se é verdade que o desmatamento cresceu, ele não é recorde. Pelo contrário, caiu e muito em seu governo, o que não exime nossa responsabilidade e a necessidade, como tenho insistido aqui, de mais recursos, ação e políticas públicas, e menos factóides ou discursos e planos.

A hora é da ação e não do gesto. Hoje vemos que muitos países ficaram a mercê do mercado internacional e são agora vítimas da dupla maldição do ouro negro e do risco da fome. Ao abandonarem o conceito de Segurança Alimentar e não serem auto-suficientes na produção de alimentos, gastam no pagamento da conta petróleo todas as divisas obtidas com as exportações, turismo, remessa de imigrantes e investimentos externos.

Sem alternativas, vêem os preços dos alimentos e do óleo dispararem no mercado externo. Daí a importância de uma ação internacional para aumentar a oferta de alimentos, invertendo a direção dos gastos em subsídios para o financiamento do aumento da produção e da pesquisa. Além disso, é preciso sustentar um programa de auxílio aos precisam comer o básico diariamente para não morrer de fome – uma triste soma que totaliza 812 milhões de pessoas no mundo.

Artigo de José Dirceu publicado em seu blog