Arquivos

Categorias

Velório do arquiteto Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro é aberto ao público

Caixão de Oscar Niemeyer foi coberto com a bandeira do Brasil no velório no Palácio da Cidade, no Rio (Foto: Henrique Porto/G1)

do G1

Após a madrugada com cerimônia reservada para parentes e amigos, foi aberto ao público, às 8h30 desta sexta-feira (7), o velório de Oscar Niemeyer, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O arquiteto morreu às 21h55 de quarta-feira (5), aos 104 anos, em decorrência de uma infecção respiratória, no Hospital Samaritano, no mesmo bairro.

Pouco antes de os portões serem abertos, o governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes entraram para uma breve cerimônia ao lado de familiares.

O corpo do arquiteto voltou à cidade na noite desta quinta-feira (6), após um primeiro velório em Brasília. De acordo com o Terceiro Comando da Força Aérea Regional, o corpo chegou ao Aeroporto Santos Dumont às 22h08 e, em seguida, foi levado para o Palácio da Cidade, onde chegou às 22h35.

A estudante de arquitetura Gisela Aguiar foi a primeira a chegar na fila para o velório do Oscar Niemeyer. Nascida em Brasília e moradora do Rio, ela contou que sempre admirou as obras do arquiteto.

“Ele fez aquelas edificações belíssimas em Brasília. E esta é uma forma de prestar uma homenagem a ele. Todos os professores admiram a obra dele e falam que a Catedral da capital federal e o Palácio do Planalto são lindos”, contou a moradora do Flamengo.

O enterro está programado para o fim da tarde desta sexta, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.

A viúva Vera, o sobrinho Paulo, e o neto Carlos Oscar Niemeyer foram os primeiros a chegar ao Palácio da Cidade.