Arquivos

Categorias

Saúde Bucal de Foz do Iguaçu ganha prêmio Paraná Sorridente pela 3ª vez

Foz do Iguaçu conquistou novamente o Paraná Sorridente. O concurso organizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná juntamente com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde, que está na quarta edição, premiou os municípios que se destacaram em Gestão em Saúde Bucal no ano de 2011.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Foz do Iguaçu alcançou o primeiro lugar em 2009, também em 2010 e agora novamente em 2012. Em 2011 a cidade obteve o segundo lugar, atrás apenas de Curitiba. “É uma conquista que se renova a cada prêmio”, destacou o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.

Nesse ano, Foz novamente passou à frente da capital, que ficou em segundo lugar. Colombo ficou com a terceira posição e Maringá, em quarto lugar.

Os documentos apresentados pela Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde comprovaram todo trabalho realizado pelos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal do município em unidades de saúde, escolas, centros de educação infantil e outras instituições: ações educativas, preventivas e de atendimento curativo a toda população com atendimento prioritário a gestantes, bebês, doentes crônicos e idosos (limpezas, restaurações, tratamentos básicos em gengiva, extrações, prevenção ao câncer de boca e outros) e atendimento de urgências (dores e acidentes com envolvimento da boca).

Quanto às especialidades odontológicas, o município oferece os serviços de prótese dentária (dentaduras e coroas unitárias), cirurgias periodontais (gengivas), tratamento de dor oro-facial, cirurgias orais menores (dentes inclusos, pequenas lesões, etc), endodontia (tratamento de canal), ortodontia preventiva (aparelhos dentários) para crianças e adolescentes, atendimento a portadores de necessidades especiais, inclusive com atendimento hospitalar, sob anestesia geral quando indicado. Para ter acesso ao atendimento especializado o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“Outro diferencial do município é a realização de educação em saúde bucal a domicílio com auxílio dos agentes comunitários de saúde supervisionados pelas equipes odontológicas. De 2010 até agora, mais de 25.000 famílias já foram visitadas e orientadas”, destacou a coordenadora do Programa de Prevenção em Saúde Bucal, Ana Valéria Pagliari Tiano.

Para o resultado obtido, contou também o desenvolvimento de material educativo pela Divisão de Saúde Bucal, construções e reformas realizadas nos consultórios da rede pública, bem como atendimento especializado prestado no Centro de Especialidades Odontológicas e Hospital Municipal.

A atualização constante dos profissionais foi considerada fundamental e conduzida em diversas reuniões com elaboração de protocolos pela Divisão de Saúde Bucal para nortear as ações e auxiliar na tomada de decisão diária em serviço.

Todos os trabalhos desenvolvidos estão produzindo resultados positivos: em 2007, 37% das crianças matriculadas nos centros municipais de educação infantil apresentavam cárie dentária; a porcentagem reduziu para 25% em 2012; nas escolas 57% dos alunos apresentavam cárie em 2009, reduzindo para 40% (em 2012). O acesso a tratamento para os adultos também foi ampliado, inclusive com a integralidade alcançada por meio dos atendimentos especializados.