Arquivos

Categorias

Prefeitura de Foz do Iguaçu lança a campanha “Moto sem Trauma”

O prefeito Paulo Mac Donald decidiu encampar uma difícil batalha. Mac Donald anunciou uma série de medidas para reduzir o número de acidentes com motocicletas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

A campanha “Moto sem Trauma” tem apoio do Foztrans, Polícia Militar, Siate, Guarda Municipal e Samu. A ideia é reverter o quadro alarmante. Segundo estatísticas dos órgãos de trânsito existem 30 mil motos na cidade. Um terço dos acidentes que ocorrem são com motos de placas paraguaias.

Em 2011 foram registrados 2899 acidentes com motos.“Por isso decidimos adotar medidas mais incisivas. Vamos intensificar o policiamento ostensivo, em horários onde se registra os maiores números de acidente. Mudar rotas de trânsito, fiscalizar o cumprimento da legislação vigente e adotar outras ações necessárias. Infelizmente, esse quadro se apresenta em todo o País, mas nós vamos diminuir esses números. Custe o que custar”, enfatizou Mac Donald.

Os pontos mais vulneráveis são a BR 277, Avenidas JK e República Argentina. Colisão entre automóveis e motocicletas lidera os tipos de ocorrências com vitimas e incidência. Queda de moto aparece em segundo lugar no quadro de estatística da Polícia Militar.

Segundo o responsável pelo setor de estatística de trânsito do Foztrans, Alexandre Siqueira, os horários mais críticos são entre 17 e 20 horas, nas terças e sextas-feiras.

Em Foz do Iguaçu, o número de pessoas vítimas de acidentes envolvendo motos, carros e pedestres em 2011 foi de 5.161 pessoas, totalizando um gasto de pouco mais de R$ 28 milhões de reais ao Município.

Esse valor correspondeu a quase 23% dos gastos totais da Secretaria de Saúde em 2011, o que mostra quanto acidentes seguem onerando o SUS. Este prejuízo sobrecarrega o atendimento de traumatologias e urgências, inclusão e reabilitação de acidentados, fazendo com que outros investimentos em saúde – que já são escassos – deixem de ser aplicados.