Arquivos

Categorias

Precisamos resgatar a esperança ecológica de Curitiba, diz Greca

O candidato do PMDB a prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, conheceu na tarde desta segunda-feira (23), a Casa da Videira, iniciativa de agropecuária urbana, localizada no bairro Mossunguê, região norte da capital do Paraná.

Greca foi recebido por Eduardo Ferniman, um dos agentes da ONG, e conheceu iniciativas como a introdução de práticas de agricultura em centros urbanos, compostagem de lixo orgânico, tratamento de animais em parceria com entidades como a Embrapa, universidades e pessoas físicas.

“Esta casa, de apenas 350 metros quadrados, imersa na nova Curitiba, me faz sentir estar numa sementeira do mundo novo, uma semente que pode devolver a Curitiba a esperança ecológica”, disse Greca.

A prática, comum em países como Bélgica, Holanda e Inglaterra, foi adotada na Casa da Videira, uma ONG dedicada a transferir aos curitibanos o que aprendeu na experiência de regeneração de solo e processamento de lixo orgânico.

Compostagem orgânica
De acordo com o Eduardo Ferniman, 65% do lixo produzido em Curitiba é orgânico, o que acaba ocupando a maior parte do espaço físico de aterros e do trabalho de coleta de resíduos da cidade.

“Me vem em mente que a cidade pode ter uma fazenda municipal com o método da Casa da Videira, além de incentivar em larga escala a agricultura urbana junto com esta fórmula de compostagem de materias orgânicos, diminuiria o uso dos aterros sanitários”, frisou Greca.

A casa, que fica na região da antiga Colônia do Mossunguê, coleta 3,5 tonelas de lixo orgânico por mês, que são transformadas em 3 toneladas de alimentos por ano. Além da compostagem de lixo orgânico, a casa cria coelhos, cabras, galinhas e porcos da índia.

“A cidade gasta cerca de R$ 1,5 milhão mensais apenas com a locação dos aterros. Se houver uma educação para a compostagem orgânica nas casas, poderemos diminuir esse valor e deixar os aterros apenas para aquilo que não pode ser reciclado”, finalizou Rafael Greca.