Arquivos

Categorias

Paulo Bernardo sabia do pagamento de propina da Consist, afirma procurador

paulo-bernardo-e-gleisi-hoffmann

O ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, preso nesta quinta-feira (23) na deflagração da Operação Custo Brasil, sabia que a Consist seria contratada mediante pagamento de propina, segundo um dos investigadores do caso. Em entrevista exclusiva ao blog, o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Andrey Borges de Mendonça falou sobre as investigações e o envolvimento do ex-ministro. “O ministro Paulo Bernardo não só estava a par desse acordo de cooperação técnica, ele também pôs pessoas em cargos estratégicos e ele tinha consciência de que a Consist seria a empresa escolhida mediante pagamento de propina”, disse Mendonça.

A Polícia Federal cumpriu nessa quinta-feira (23) 65 mandados de busca e apreensão em cinco estados. A sede nacional do PT foi alvo de buscas, assim como endereços em Londrina – base eleitoral do ex-ministro. A casa onde o ex-ministro mora com a senadora Gleisi Hoffmann (PT), em Curitiba, também foi alvo de buscas pela manhã. As informações são da Gazeta do Povo.

Segundo os investigadores, o Ministério do Planejamento direcionou a contratação da Consist, empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática, para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados. Também foi verificado que 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no ministério por meio de outros contratos – fictícios ou simulados.

AQUI para ler a íntegra da entrevista