Arquivos

Categorias

Para Greca, Fruet é “gato de pensão de Curitiba”

por Rafael Greca

Sorrateiro e ardiloso, o Gato de Pensão ocupa, despercebidamente, vários espaços. De pensão em pensão, de quarto em quatro, de prato em prato, alimenta-se dos restos dos outros. Astucioso segue de casa em casa, sem paradeiro, sem rumo, nem direção. Transita pela conveniência orientado pela própria fome e vontades intestinais. Dessa forma ele, o Gato de Pensão sobrevive, sempre viçoso, sadio, ativo e cativo, de lugar em lugar, cativando a vizinhança com seu jeito “manso” ancorado num pseudo moralismo.

Na política, os Gatos ou o Gato de Pensão tentam, a qualquer custo, sobressaírem-se. Passam de partido em partido, de coligação a coligação, de “ideologia” a “ideologia”, de ataque para alianças e de verdades absolutas para mentiras obscenas. Em Curitiba, um Gatão de Pensão Burguesa tenta, a qualquer custo e a qualquer preço, sob as égides da Elite Conservadora e dita Tradicional avançar no cenário político. Vende a alma se preciso for para alimentar-se, nutrir-se. Compõe com Deus e com o Diabo, caso seja necessário. Astuto como ninguém, trabalha com a contrainformação, com a desonestidade e com a ilusão, em contradição ao próprio discurso antes proferido.

A diferença é que o Gato de Pensão da Política alimenta-se pelo poder e não por uma simples tigela de leite desnatado. Para o Gatão de Pensão Burguesa, no entanto, o poder, a influência política e os interesses econômicos, alheios à história de Curitiba, do Paraná e do Brasil, são os alimentos do ego e do corpo franzino apenas para enganar. Por isso, gente, atente-se aos Gatos ou ao Gato de Pensão da política em Curitiba, pois correm o risco dele invadir suas casas só para roubar, de forma sorrateira, uma tigelinha de leite das suas crianças.