Arquivos

Categorias

OS FATOS ESQUECIDOS, AS VERSÕES PREFERIDAS E A CAÇA AOS CULPADOS

O que é mais importante: o fato ou a versão? A substância ou o acessório? Explicar convincentemente os fatos ou caçar inimigos reais ou imaginários? Enfrentar a realidade ou apelar para o diversionismo?

Nas quatro questões colocadas acima, a segunda alternativa de cada uma delas foi a preferida dos assessores do prefeito Beto Richa, ontem, na primeira reação às denúncias de uso supostamente ilegal de dinheiro para comprar a lealdade política de um grupo de filiados do PRTB – um partido inexpressivo dado ao hábito de oferecer-se em aluguel.

Os fatos foram contados em um vídeo clandestino produzido às vésperas da eleição municipal de 2008 em matéria que foi a manchete da edição da Gazeta do Povoe no domingo e exibida à noite pelo Fantástico.

De modo bem objetivo, o que a gravação mostra é um grupo de pessoas recebendo dinheiro dentro de um comitê de apoio ao prefeito Beto Richa, então candidato à reeleição. Essas pessoas eram dissidentes do PRTB, que haviam desistido de concorrer à Câmara de Vereadores em sinal de protesto à aliança que o partido fizera com um adversário de Richa. O mesmo vídeo mostra também o prefeito-candidato, no comitê, agradecendo o apoio do grupo. De Celso Nascimento na Gazeta do Povo. Leia aqui a íntegra do artigo.