Arquivos

Categorias

O QUE FAZER COM TANTOS PECADORES?

De Celso Nascimento, na Gazeta do Povo:

Talvez convencido de que não é possível prender o pecado e soltar os pecadores que superlotam as ca­­­deias públicas do Paraná, o governador Beto Richa está atrás de outras medidas que possam esvaziá-las. O melhor remédio seria transferir o excesso de presos para as penitenciárias.

Ele mesmo recomendou, dia desses, que se fizesse a transferência imediata de 7 mil detentos para vagas supostamente existentes nos presídios. O governador se alarmou com a sucessão de fugas nos últimos dias e com as denúncias quanto à tragédia humana que se esconde atrás das grades das delegacias de polícia.

A secretária de Justiça, Maria Tereza Uille, já tratou de mostrar que a tarefa de vencer a superlotação é bem mais complicada e consumirá, pelo menos, os próximos quatro anos. Presídios em construção e outros que precisam ser projetados poderão acrescentar 6 mil vagas ao sistema até 2014. Com mais urgência é possível fazer apenas um bom diagnóstico para se saber o tamanho do problema.

Problema que retrata (e alimenta) os altos índices de criminalidade do Paraná – maiores que os do Rio e São Paulo. No Paraná, em 2010, o número de homicídios cresceu 9%, enquanto que Minas Gerais e Pernambuco, para citar dois casos, conseguiram reduções de 33% e 12%, respectivamente.

O novo secretário da Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, e o empossado comandante da PM, coronel Marcos Scheremetta, sabem disso. E prometem fazer a parte que lhes cabe.

Siga o blog no twitter